Cresça com saúde: Bons hábitos alimentares devem começar desde a infância

Nós somos reflexo do tempo. Em relação à alimentação não é diferente: bons hábitos devem ser iniciados desde cedo para evitar problemas futuros. Veja como inserir os melhores alimentos para o seu filho.
Nós somos reflexo do tempo. Em relação à alimentação não é diferente: bons hábitos devem ser iniciados desde cedo para evitar problemas futuros. Veja como inserir os melhores alimentos para o seu filho.
Nós somos reflexo do tempo. Em relação à alimentação não é diferente: bons hábitos devem ser iniciados desde cedo para evitar problemas futuros. Veja como inserir os melhores alimentos para o seu filho.
Nós somos reflexo do tempo. Em relação à alimentação não é diferente: bons hábitos devem ser iniciados desde cedo para evitar problemas futuros. Veja como inserir os melhores alimentos para o seu filho.
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Nós somos reflexo do tempo. Em relação à alimentação não é diferente: bons hábitos devem ser iniciados desde cedo para evitar problemas futuros. Veja como inserir os melhores alimentos para o seu filho.

Há coisas na vida que devemos começar desde cedo. Bons hábitos alimentares, por exemplo, é de essencial importância para o desenvolvimento sadio de uma criança até o decorrer de sua fase adulta. É justamente nesse período que muitos problemas futuros podem ser evitados e, por isso, atente-se à alimentação dos seus filhos desde bebês!

Quando crianças, nosso metabolismo é mais rápido por causa do crescimento e temos muito mais massa magra, contudo, o volume de células de gordura do corpo já se desenvolve na infância. Quando alcançamos a fase adulta essas células só incham e desincham, ou seja: se cuidarmos da alimentação desde pequenos, as chances deles se desenvolverem de forma mais saudável aumentam. A nutricionista Sheila Silvia esclarece:

"Uma alimentação equilibrada na infância e adolescência tem a capacidade de oferecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento e crescimento saudáveis, além de atuar de forma decisiva na prevenção doenças como obesidade, depressão e câncer, tão comuns atualmente, inclusive nessa faixa etária".

Como manter as crianças longe das guloseimas?

Para agradar o paladar dos filhos e demonstrar afeto, é muito comum que os pais liberem o consumo de guloseimas. Contudo, o verdadeiro carinho será demostrado através do cuidado diário, com os ensinamentos sobre a boa alimentação. Um prato de frutas colorido e montado de forma lúdica é tão afetuoso - ou mais! - quanto um chocolate e pode fazer muito mais pela saúde da criança.

"Crianças que comem produtos ricos em gordura saturadas (biscoitos recheados, salgadinhos) têm maior chance de desenvolver obesidade infantil, aumento de colesterol sanguíneo e aumento dos triglicerídeos. Consumo frequente de corantes artificiais podem favorecer risco de alergias ou hipersensibilidades alimentares com sintomas gastrointestinais, dermatites, urticárias, asma. Os produtos ricos em açúcares favorecem o aumento de glicose no sangue levando ao risco de diabetes", alerta a especialista.

Manter o peso na infância e na juventude então não é só uma questão estética, é de qualidade de vida também. Cuidar da alimentação precocemente é um verdadeiro investimento num futuro tranquilo e pleno, segundo a nutricionista: "Estudos indicam que crianças e adolescentes que têm uma alimentação nutritiva e variada são mais concentrados, sociáveis, têm melhor rendimento na escola, além de apresentarem humor mais estável e melhor imunidade, finaliza Sheila Silvia.

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