Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutas climatéricas e não-climatéricas: quais as diferenças entre elas?
Guia Culinário 21/03/2019

Frutas climatéricas e não-climatéricas: quais as diferenças entre elas?

Você já ouviu falar nas frutas climatéricas? Ao contrário do que o nome pode indicar, não, elas não têm nada a ver com as sazonais, isto é, as que são da estação. Na verdade elas são aquelas que amadurecem fora do pé, e por isso podem ser colhidas ainda verdes. Quer entender mais sobre elas e as suas diferenças para as não-climatéricas? Então dá uma olhada na matéria que nós preparamos para você:

Frutas climatéricas amadurecem fora do pé

Como nós já explicamos, as frutas climatéricas são aquelas que amadurecem fora do pé. Isso significa que, mesmo que você compre uma no mercado que ainda está verde, com o passar dos dias ela vai amadurecer. Esse detalhe pode parecer pequeno, mas na verdade pode fazer toda a diferença. Afinal, já pensou em deixar para preparar algo com a fruta depois e ela estragar? Para os períodos mais quentes do ano esse fator deve ser levado ainda mais em consideração, já que as altas temperaturas fazem com que os alimentos amadureçam mais rápido. Por isso, é preciso prestar atenção para evitar o desperdício alimentar. Conheça algumas frutas climatéricas e seus principais benefícios:

Banana é rica em potássio

Talvez a banana possa ser considerada uma das principais frutas climatéricas, já que amadurece muito rápido. Um de seus maiores benefícios é ser rica em potássio, que além de equilibrar os níveis de água no organismo ainda evita as cãibras.

Abacate reduz o colesterol ruim

O abacate é aquela fruta que é preciso prestar bastante atenção antes de comprar. Afinal, dependendo de quando você for usá-lo é preciso comprá-lo verde com alguns dias de antecedência. A dica é verificar se a sua casca está macia, porque se for o caso isso significa que o abacate está maduro. Entre os diversos benefícios do abacate, podemos citar ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), enquanto aumenta os do bom. Com isso, evita problemas relacionados ao sistema cardiovascular. Além disso, a fruta é rica em diversas vitaminas e minerais, ajudando no bom funcionamento do corpo como um todo.

Melão possui ação detox

Pois é, o melão também está na lista de frutas que amadurece fora do pé! Além de ter poder desintoxicante – isto é, que ajuda a livrar o organismo de toxinas maléficas para o corpo -, ele também é rico em fibras, e por isso regula o intestino, evitando problemas como a constipação, além de aumentar a sensação de saciedade.

Manga ajuda a controlar o índice glicêmico

Além de ser rica em diversas vitaminas e minerais, a manga tem como um de seus diferenciais ajudar a controlar o índice glicêmico do corpo, o que é ótimo para diabéticos, que precisam controlar as taxas de açúcar no sangue. Além disso, a fruta reduz o HDL e é rica em fibras.

Pera é antioxidante

Além de amadurecer fora do pé, a casca da pera – que vai ficando amarelada com o passar do tempo – tem como benefício ser rica em antioxidantes. Isso significa que combate a ação dos radicais livres, impedindo a oxidação celular. Com isso, evita o envelhecimento precoce e ainda fortalece o sistema imunológico. Além disso, a fruta é rica em fibras e em diversos minerais.

Frutas não-climatéricas precisam ser consumidas logo

Já as frutas não-climatéricas, como o próprio nome indica, não amadurecem fora do pé. Isso significa que, caso você as compre no mercado e elas estiverem verdes, não há muito o que possa ser feito. Não adianta esperar elas amadurecerem, porque elas vão apenas apodrecer. Por isso, é muito importante saber identificar se elas já estão maduras ou não, porque assim você evita comprar errado, gerando um possível desperdício alimentar. Saiba em quais você deve ficar de olho e saiba por que consumi-las:

Morango é fonte de vitamina C

Quem gosta de morango sabe que essa fruta estraga bem rápido, mesmo quando colocada na geladeira. Ao mesmo tempo, quem a consome a tempo está ingerindo uma boa quantidade de vitamina C, que além de ser antioxidante ajuda na absorção de ferro pelo organismo.

Uva é boa para a memória

De uma forma geral, as uvas são ricas em vitaminas do complexo B. Isso significa que ajudam o sistema nervoso a funcionar melhor, melhorando não apenas a memória como também evitando problemas relacionados ao cérebro, como é o caso do mal de Alzheimer.

Laranja ajuda a hidratar o corpo

Além de ser uma ótima fonte de vitamina C, a laranja também ajuda a regular o pH da urina, o que evita problema renais. Sem falar que sua polpa possui bastante água, e por isso a fruta é considerada uma das que ajuda a hidratar o corpo.

Melancia é rica em vitaminas A e C

E por falar em hidratação, temos a melancia, que possui alto teor de água. Mas, além disso, ela é rica nas vitaminas A e C. Vale destacar que a primeira ajuda na vitalidade da pele e do cabelo, além de ser boa para a visão.

Limão ajuda a desintoxicar o corpo

Por fim, temos o limão! Essa fruta detox é, assim como as outras que também são cítricas, rica em vitamina C. Outra vantagem é que é fonte de ferro, e por isso evita que o corpo sofra com a anemia.