Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você conhece os principais tipos de uva? Descubra suas diferenças e benefícios
Guia Culinário 25/07/2018

Você conhece os principais tipos de uva? Descubra suas diferenças e benefícios

Além de deliciosa e de ser a matéria-prima do vinho, a uva também conta com uma série de benefícios para a saúde. Dentre eles, está o seu poder de melhorar a capacidade de memória – graças à presença de nutrientes que ajudam a garantir o bom funcionamento do cérebro, como as vitaminas do complexo B e os minerais. No entanto, como há diferentes tipos da fruta, cada um deles conta com propriedades específicas para completar a dieta de quem quer uma alimentação rica em componentes importantes para a saúde. Mas será que você conhece as variedades da uva?

Uva Itália: tipo mais conhecido da fruta evita o envelhecimento precoce e faz bem para os olhos

De cor verde ou meio amarelada, essa é a versão mais popular entre os brasileiros. De sabor versátil, pode ser usada tanto para completar pratos doces – como é o caso de brigadeiros recheados com frutas, por exemplo – quanto para garantir um toque agridoce a receitas salgadas.

Rica em antioxidantes e em vitamina C, é uma importante aliada para quem quem quer evitar o envelhecimento precoce por fazer com que o organismo consiga impedir a ação dos radicais livres. Além disso, também faz bem para a saúde dos olhos, tem poder anti-inflamatório e conta com uma fibra insolúvel, que protege o estômago e o intestino.

Uva Rubi: presença do antioxidante resveratrol ajuda a controlar o colesterol e a proteger as funções do cérebro

Puxada para o roxo e com algumas nuances amareladas, a uva rubi é ótima para consumo natural por ter uma polpa maior e bem docinha. Seus efeitos positivos na saúde se devem à presença do antioxidante resveratrol em sua casca, que é conhecido por aparecer em abundância no vinho tinto. Entre os benefícios desse componente, está o controle do colesterol, aumento da sensibilidade à insulina, alívio para problemas nas articulações e proteção das funções do cérebro – o que previne o aparecimento de doenças como o mal de Alzheimer.

Uva Thompson: versão sem sementes aumenta o colesterol bom

Conhecida por ser livre de sementes – o que é ótimo para quem quer comer a fruta sem ter trabalho -, a uva Thompson tradicional tem um tom que fica entre o amarelo e o esverdeado, assim como um sabor neutro que faz com que seja muito usada em receitas de doces e na produção da própria uva passa. Já a Thompson Black, sua outra versão, tem coloração bem mais escura e é muito usada para fazer vitaminas. Dentre as suas vantagens para a saúde, está o aumento do colesterol bom e o efeito de laxante natural que faz bem para a saúde do intestino.

Uva Niágara: de tom rosado e sabor doce, também conta com a ação dos antioxidantes

Por causa da coloração rosada, também é conhecida como uva rosa. É muito usada na produção de vinhos e sucos devido ao seu sabor doce, mas seu consumo na forma natural também é bem frequente. A presença de antioxidantes também está entre os seus benefícios para a saúde, o que faz com que ela ajude a impedir o surgimento de doenças sérias – como o câncer.

Uva Red Globe: rica em antioxidantes e fonte de nutrientes importantes para o organismo

Como o nome em inglês já indica, as uvas Red Globe apresentam uma coloração avermelhada. Por terem um sabor bem docinho, também são muito utilizadas na produção de doces, vinhos e sucos. Ainda assim, na maioria das vezes são consumidas in natura. Por causa da presença de diversos antioxidantes, esse tipo de uva tem a vantagem de proteger contra o câncer e possuir função antibacteriana, além de aumentar o colesterol bom e ser fonte de cálcio, ferro e potássio para o organismo.