Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Fibra prebiótica: para que serve e em quais alimentos ela está presente
Guia Culinário 18/05/2020

Fibra prebiótica: para que serve e em quais alimentos ela está presente

Se você já ouviu falar das substâncias prebióticas deve saber que elas são componentes alimentares não digeríveis pelo nosso organismo e que estimulam a atividade de “bactérias boas” presentes no intestino. As fibras prebióticas funcionam mais ou menos como o alimento desses micro-organismos! Para entender melhor sobre o assunto e saber em quais alimentos elas estão presentes, dá uma lida na matéria!

Fibras prebióticas favorecem a fixação e o crescimento de ‘bactérias do bem’ no intestino

Além de estimularem a atividade de certos micro-organismos presentes no nosso intestino, as fibras prebióticas funcionam como uma espécie de alimento para as bactérias intestinais. Dessa forma, esse tipo de fibra favorece a fixação e o crescimento de “bactérias do bem” – responsáveis pelo bom funcionamento do intestino e pelo equilíbrio da flora intestinal – conhecidas também como probióticos.

Fibras prebióticas também são conhecidas como inulina, pectina e FOS (fruto-oligossacarídeos)

Presente em alimentos como frutas e vegetais, talvez você já tenha ouvido falar das fibras prebióticas por outros nomes como inulina, pectina, lignina e FOS (ou fruto-oligossacarídeos). Todas essas substâncias também se enquadram na categoria de fibras solúveis, capazes de se misturar com a água e formar uma espécie de gel no estômago, proporcionando maior saciedade durante a alimentação.

Elas também ajudam a reduzir o colesterol ruim, impedem o acúmulo de gorduras em veias e artérias e ainda auxiliam no controle do índice glicêmico. Incrível, né?

Alho, cebola e aspargo são alguns dos alimentos ricos em fibras prebióticas

Para que você possa incrementar a sua alimentação e usufruir de todos esses benefícios, nós fizemos uma listinha de alguns alimentos ricos em fibras prebióticas. Dá uma olhada:

– Cebola

– Alho

– Alho-poró

– Aspargos

– Chicória (sobretudo as raízes)

– Dente-de-leão

– Banana

– Cacau

– Farelo de trigo

– Semente de linhaça

– Aveia

– Batata yacon

– Algas marinhas (como ágar-ágar, kombu e nori)

Bônus: lembre-se de comer pelo menos 10 gramas de fibras todos os dias

Seja qual for o tipo de fibra, ingerir pelo menos 10 gramas do nutriente já faz toda diferença na nossa alimentação diária. O ideal mesmo é que você consuma, por dia, entre 25 a 40 gramas de fibras. E, para fazer isso, a dica é optar por alimentos integrais – como biscoitos, massas e farinhas -, folhas verde-escuras, leguminosas e oleaginosas, feijão, milho e cascas de fruta.