Viva os probióticos! 5 alimentos que têm lactobacilos vivos e você não sabia

Muita gente não sabe, mas as azeitonas verdes também são alimentos ricos em probióticos
Muita gente não sabe, mas as azeitonas verdes também são alimentos ricos em probióticos

Sabia que existem "bactérias do bem" que trabalham para manter o nosso intestino em bom funcionamento? Os probióticos - ou lactobacilos vivos - contribuem para a saúde do corpo e estão presentes em diferentes alimentos que você não sabe.

É provável que você até já tenha ouvido falar no kefir ou no kombucha - alimentos fermentados que são fontes importantes de probióticos. O kombucha, em especial, é um tipo de chá que pode ser consumido diariamente. Mas além desses alimentos, existem outros que também são fontes de probióticos, só que a maioria das pessoas não sabe. Quer conhecê-los? É só continuar lendo!

1. Picles

Muita gente se surpreende com essa informação, mas o picles é realmente uma fonte importante de lactobacilos vivos. Muito usado no preparo de sanduíches e saladas, esse alimento também é rico em antioxidantes (em especial, a vitamina C), ajuda a combater infecções urinárias e também fortalece o sistema imunológico.

O picles é um tipo de pepino em conserva - ou seja, passa pelo processo de fermentação (com atuação de bactérias) em seu preparo. Por isso, ele se torna uma fonte de probióticos. No entanto, é importante destacar que nem todo vegetal em conserva possui lactobacilos vivos - o picles é uma das exceções.

2. Queijo cottage

Como bom derivado do leite, o queijo cottage se destaca por ser uma fonte de cálcio - mineral que auxilia no fortalecimento dos ossos, dentes e é fundamental para o organismo. Além disso, ele é um tipo de queijo menos gorduroso e mais saudável - por isso, é uma escolha recorrente de quem faz dieta.

Mas o que muita gente não sabe é que o queijo cottage também é fonte de probióticos,ajudando no processo de digestão. No entanto, vale destacar que ele não deve ser consumido de forma exagerada, pois possui certa quantidade de sódio e gordura. Portanto, lembre-se também de comer esse tipo de queijo com moderação.

3. Azeitonas verdes

Muito usadas para temperar carnes, risotos, saladas, empadões, pizzas e outros pratos, as azeitonas verdes também são alimentos ricos em probióticos. Elas são preparadas em salmoura e sofrem uma fermentação natural - o que também confere aquele sabor peculiar. Além disso, as azeitonas são fontes de antioxidantes, vitamina E, ferro, cálcio, favorecem a circulação sanguínea (por conta do ferro), reduzem o colesterol ruim e também atuam como anti-inflamatório natural.

4. Chucrute

O chucrute é um tipo de repolho em conserva muito usado no preparo de saladas e lanches (como o cachorro-quente). Só que o que muita gente não sabe é que ele também é uma das principais fontes de probióticos benéficos. Eles auxiliam na saúde da flora intestinal e também são ricos em vitaminas, fibras e outros nutrientes importantes para o corpo. Além de auxiliar na digestão, o chucrute também fortalece a imunidade, contribui para a saúde do coração e do sistema nervoso.

5. Misô

Poucas pessoas conhecem o misô: uma sopa japonesa preparada a partir da fermentação da soja. Só que ela também é rica em probióticos e ajuda muito o funcionamento do sistema digestivo. Além disso, essa sopa é rica em antioxidantes e fibras, fortalece a imunidade e também reduz o colesterol ruim. A melhor parte é que você pode aprimorar a sopa adicionando legumes, verduras e outros ingredientes benéficos à saúde.

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