Qual quantidade de fibras por dia é preciso consumir? Descubra o valor indicado

Folhas verdes, frutas e alimentos integrais são uma ótima forma de consumir mais fibras no dia a dia
Folhas verdes, frutas e alimentos integrais são uma ótima forma de consumir mais fibras no dia a dia

Já se sabe que as fibras alimentares são essenciais para o nosso dia a dia. Inclusive, toda vez que acrescentamos esse poderoso nutriente na alimentação os resultados são nítidos: melhoramos o trânsito intestinal, favorecemos o sistema cardiovascular, controlamos o nível de glicose no sangue e adquirimos muitos outros benesses. Mas, será que há uma quantidade exata de fibras que devemos consumir diariamente? Ou o mínimo que consumirmos já faz diferença no nosso corpo? Dá uma olhada na matéria para entender melhor!

Quantas gramas de fibras devemos consumir por dia?

Segundo os especialistas, incluir apenas 10 gramas de fibras na alimentação diária já faz diferença para o organismo - mesmo que essa quantidade ainda esteja longe do ideal. E a boa notícia é que não é muito difícil conseguir isso. Afinal, hoje a substância está presente até mesmo em alimentos industrializados (cujo consumo não é saudável), como doces, sorvetes e até mesmo refrigerantes.

O motivo disso é justificado devido à pouquíssima ingestão de fibras por parte dos brasileiros - sobretudo se comparado com outros países. A quantidade ideal (relativamente simples de alcançar) gira em torno de 25 a 40 gramas diárias. Enquanto nós consumimos, em média, 15 g por dia.

Como aumentar a ingestão de fibras?

Aprender a incluir alimentos com fibras no cardápio diário não é uma tarefa complexa. Só de substituir o pão francês do café da manhã por um pão de forma integral já é possível consumir 1,8 gramas a mais da substância - enquanto o francês tem 1,6 g, o integral tem 3,2 g e é muito mais saudável!

Fora que há uma grande diversidade de alimentos ricos em fibras. Os alimentos integrais - como biscoitos, massas, farinhas, arroz integral e todos os derivados de trigo -, as folhas verdes, as leguminosas e oleaginosas, os cereais e os legumes são só alguns exemplos dessa lista. E o melhor: todas essas são opções naturais e que trazem vários outros benefícios ao organismo.

Que tal, por exemplo, começar a investir em lanches práticos saudáveis - com altos níveis de fibra - que ajudam a matar a fome ao longo do dia? Tortas integrais, palitinhos assados e sanduíches recheados são ótimos exemplos!

Bônus: Quer uma dica ainda melhor? Passe a consumir as frutas com casca! Maçã, ameixa, damasco, figo e pera estão incluídos. Você pode consumi-las em sua versão in natura ou preparar sucos integrais deliciosos que acompanham qualquer refeição.

Cuidado: o excesso de fibras também pode fazer mal ao organismo

É fato que ausência total ou parcial das fibras pode causar problemas bem sérios à saúde - à exemplo da constipação e até mesmo, em casos mais graves, um câncer de cólon. No entanto, ao contrário do que boa parte das pessoas acredita, seu consumo em excesso também pode acarretar prisão de ventre, problemas intestinais num geral e a má absorção de alguns nutrientes. Uma boa forma de evitar esse tipo de problema é consumir bastante água, o que vai garantir que o intestino funcione como deveria.

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