Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Espaço não é problema! Veja 6 motivos para ter uma horta em casa
Guia Culinário 12/03/2019

Espaço não é problema! Veja 6 motivos para ter uma horta em casa

É bem possível que você, ao menos uma vez na vida, tenha cogitado a possibilidade de fazer uma horta em casa. Se ainda não criou coragem ou disposição, saiba que benefícios não faltam para quem decide plantar os próprios temperos ou – no caso de quem tem um espaço maior disponível – legumes, verduras e até frutas. Por isso, nós listamos 6 motivos para você deixar a preguiça de lado e montar logo a sua. Saiba quais são eles:

Sua alimentação é livre de agrotóxicos

O primeiro benefício é, provavelmente, o mais importante. Ao plantar o próprio alimento você sabe que não foi usado nenhum tipo de agrotóxico. Talvez você não saiba, mas esses produtos químicos são os segundos maiores causadores de intoxicação no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Sem falar que eles podem gerar diversos problemas para a saúde, que vão desde dores de cabeça até mutações celulares.

Alimentos orgânicos são mais antioxidantes

Ao não usar nenhum aditivo químico, apenas adubos – ou não, já que muita gente acaba não optando por eles – você acaba produzindo alimentos orgânicos. Isso significa que, por não ganharem uma camada “protetora” do agrotóxico, acabam desenvolvendo uma por conta própria, e ela é rica em antioxidantes. Esses agentes, por sua vez, combatem o excesso de radicais livres no nosso corpo, fortalecendo o sistema imunológico e reduzindo as chances de organismo desenvolver um câncer ou sofrer com o envelhecimento precoce. Lembrando que nada te impede de comprar orgânicos no mercado para suprir o que você não consegue produzir em casa, ok? Inclusive, eles são mais indicados que os que recebem produtos químicos durante o plantio.

Cuidar de plantas é terapêutico

Uma questão que muita gente não lembra é que cuidar de plantinhas é terapêutico. Isso porque a jardinagem requer cuidado e dedicação, e ver que aquilo que você plantou está crescendo e bem traz mais prazer ao nosso dia a dia. O hábito também é relaxante, e portanto muito indicado para pessoas que precisam reduzir os níveis de estresse do dia a dia.

Ingredientes podem ser usados para fazer remédios caseiros mais eficazes

Para quem é adepto da fitoterapia (que usa o poder das ervas para produzir o próprio medicamento) ter temperos em casa é essencial. Afinal, eles são ricos em diversos nutrientes que ajudam o nosso corpo a recuperar mais rápido. Além disso, o ato de produzir o próprio remédio – nem que ele seja um xarope – causa um certo efeito placebo, já que a pessoa que o prepara mentaliza que vai ficar boa ao prepará-lo. Lembrando que é apenas indicado preparar esses remédios caso já conheça a doença, porque caso contrário é importante ir ao médico.

Não há desperdício de alimentos

Outro fator que deve ser levado em consideração ao optar por fazer uma horta em casa é que você apenas colhe o que vai usar, e por isso evita o desperdício de alimentos. Afinal, é comum comprar mais do que precisa simplesmente por não poder, por exemplo, escolher uma verdura com poucas folhas. Ao tirar apenas a que você vai precisar para a refeição em questão a planta pode continuar crescendo saudável e você não precisa jogar tanta comida fora.

Qualquer um pode ter uma horta

Por fim, se você acha que na sua casa não cabe uma horta saiba que qualquer um pode tê-la. Afinal, se você tiver uma janela que receba iluminação externa já possível plantar temperos. Apenas preste atenção ao tempo em que lá bate sol, porque enquanto algumas espécies precisam de muito calor outras morrem com facilidade ao serem expostas a altas temperaturas. Sem falar que para isso não é preciso montar uma jardineira: pequenos vasos dão conta do bem-estar das plantinhas. Cuidando delas com carinho e atenção você vai perceber que elas vão crescer rápido e bem saudáveis.