Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Entenda por que cuidar de plantas é terapêutico e bom para o seu bem-estar
Movimente-se 27/02/2019

Entenda por que cuidar de plantas é terapêutico e bom para o seu bem-estar

Manter a natureza pertinho da gente é uma forma de terapia, sabia? Isso porque as plantas ajudam a criar uma aura mais leve, natural e até servem para purificar o ar da casa. Quem pratica a jardinagem com frequência, já sabe como faz bem criar esse contato com a natureza – através do cultivo de plantas, flores, hortaliças e até mesmo temperos. Para provar que a jardinagem pode ser um hobby saudável, a gente listou benefícios que a prática traz para o dia a dia. Confira!

Plantas e flores têm aroma calmante

Ao cultivar plantas e flores no quintal (ou até mesmo dentro de casa), você vai perceber que o aroma natural é uma das melhores coisas que têm. Flores como a lavanda e a gardênia têm um perfume característico, deixando a casa mais perfumada e agradável para o seu bem-estar. Quando você se dedica ao cuidado com as plantas no dia a dia – regando, adubando, cortando as folhas mortas e por aí vai -, você também está distraindo e relaxando a mente.

Além de o aroma das plantas ser muito benéfico, já foi comprovado que o simples fato de ter um jardim bonito também já é algo terapêutico (mesmo que não haja um perfume diferente no ambiente). Isso porque, só de olhar para as plantas e flores coloridas, a nossa mente entra em um modo meditativo e mais relaxado, servindo como tratamento para sintomas da depressão, ansiedade, síndrome do pânico, autismo e outros problemas. Por isso, uma boa dica é investir em plantas coloridas e bonitas, como as rosas, orquídeas e samambaias, que conseguem alegrar bem os ambientes. Você também pode montar um jardim vertical com vasos pendurados em ganchos e treliças nas paredes – fica lindo!

Regar, adubar e cortar as folhas pode ser algo terapêutico

O simples fato de ocupar a mente com as tarefas de jardinagem (plantar, regar, adubar, cortar etc.) já funciona como terapia – principalmente para quem tem rotinas de trabalho muito estressantes e cansativas. O cuidado com as plantas, nesse caso, se torna uma excelente fuga da rotina e uma forma de lazer para o dia a dia.

O lado bom é que as tarefas da jardinagem não são muitas e você não precisa de muito tempo por dia para cuidar das plantas. No geral, você só vai precisar regar as mudas uma vez por dia, para que a terra fique bem úmida e propícia para o crescimento das plantas. Uma vez por semana, também será necessário usar uma tesoura de jardim para remover os galhos e folhas mortas. Caso queira que a planta cresça mais, também é possível transferi-la de vaso, mas sempre tomando os devidos cuidados. Você vai precisar lavar o vaso novo e depositar uma boa camada de terra, para que a raiz tenha espaço para crescer nesse recipiente.

Ao praticar a jardinagem, você trabalha mais o corpo

Cuidar das plantas no dia a dia também é uma forma de movimentar mais o corpo: caminhar, regar, plantar sementes, fazer buracos na terra e por aí vai. Mesmo que não seja um exercício tão intenso, com grande gasto calórico, não deixa de ser uma forma de trabalhar os músculos do corpo. Além disso, a nossa mente fica mais focada e concentrada no que estamos fazendo no momento, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.

Cactos e suculentas são mais fáceis de cuidar

Para quem não quer ter muito trabalho diário com as plantas, uma boa dica é montar um jardim com cactos e suculentas, que são espécies capazes de armazenar uma grande quantidade de água e, por isso, só precisam ser regadas uma vez por semana. Além disso, elas têm uma tonalidade de verde bem bonita, ajudando a criar um cantinho mais relaxante e terapêutico em casa.

Horta caseira garante alimentos mais saudáveis

Além de cultivar plantas comuns, como as samambaias, espadas de São Jorge, suculentas e flores diversas, você também pode montar uma horta caseira com frutas, legumes, verduras e diferentes vegetais. Essa, inclusive, é uma ótima forma de se alimentar de forma mais saudável, pois assim você consome mais alimentos orgânicos. Por isso, além de praticar um hobby mais relaxante, você também vai estar cuidando da sua rotina de alimentação.