Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Faça a sua própria horta! Descubra 6 vegetais simples de plantar em casa
Guia Culinário 12/05/2017

Faça a sua própria horta! Descubra 6 vegetais simples de plantar em casa

Já pensou em cultivar a sua própria horta em casa? Pouco antes do almoço, ir até o quintal ou até a sua janela e colher os temperos e hortaliças para preparar a sua receita preferida? Plantar alimentos é um ato sustentável, de respeito à natureza, e pode ser mais fácil e simples do que você imagina! Descubra 7 vegetais super fáceis de plantar em seu lar e que, além de deixar a sua casa mais colorida, tornarão a sua alimentação mais natural e saudável.

Ter uma horta caseira é sinônimo de saúde e bem-estar, já que ao plantarmos alguns alimentos em casa, estaremos, parcialmente, livres do consumo de agrotóxico e outras substâncias acrescidas no plantio. Além disso, é uma garantia de vegetais sempre frescos, saudáveis e com sabores mais intensificados. Por isso, quanto mais investirmos em uma alimentação natural, mais tornaremos o nosso organismo saudável e livre de enfermidades.

Horta em casa: O que plantar ?

Inicialmente, antes de escolher os alimentos que você deseja plantar, deve-se levar em consideração o espaço disponível para a horta. Caso você tenha disponível um jardim ou um espaço consideravelmente bom, vale investir em árvores frutíferas e hortaliças de porte maior, como as berinjelas e abobrinhas, por exemplo. Essas plantas tornarão o ambiente mais agradável, trazendo frescor e bons frutos.

No caso de apartamentos ou casas menores, é importante separar um espaço ou uma janela para que as plantas tenham acesso à luz do sol. Além disso, dê preferência para os vegetais de porte menor, que ficam bem dispostos em vasos e podem ser facilmente cultivados. Confira uma lista de 7 alimentos que podem ser plantados de forma simples na sua casa:

6 Vegetais para plantar em casa

1 – Alho: Presente nas maiorias das preparações salgadas, o alho se tornou um tempero indispensável. Tê-lo pertinho de você, é mais simples do que você pensa! Cada dente de alho, é uma muda. Mantenha-os em vasos separados e o vaso sempre úmido.

Benefícios do alho – Rico em vitamina C e do complexo B, o alho é um alimento ideal para manter em dia o nosso sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Seu consumo frequente está associado à prevenção do câncer de cólon, já que ele inibe o desenvolvimento das células cancerígenas no organismo.

2 – Espinafre: Esse rico alimento também é super fácil de cultivar. Para as plantações pequenas, cultive-os em vasos separados, já em maiores, o ideal é ter um espaço de 30 centímetros entre os plantios. Sem necessidade de muito sol ou calor, o espinafre pode ser cultivado em qualquer tipo de solo.

Benefícios do espinafre – Um dos vegetais verde-escuros mais recomendados para nossa alimentação saudável, esse alimento tem um quadro nutricional grandioso, conferindo substâncias como as vitaminas A, C, B e K, minerais como ferro, cálcio, manganês e potássio que proporcionam uma boa saúde ao coração, ao sistema digestivo e aos nossos olhos. O espinafre ainda possui poucas calorias, sendo indicado para uma dieta de perda de peso.

3 – Pimenta: Essa plantinha é bem comum em diversas casas. Muito utilizada para afastar o mau olhado, as pimentas também podem ser utilizadas para consumo próprio. Para cultivar a pimenta, é necessário estar atento à água, pois ela precisa ser regada constantemente, além disso, deve ser mantida em lugares que recebam a luz do sol.

Benefícios da pimenta – Para os amantes de um sabor picante, a pimenta não pode ficar longe das mais simples preparações. Com seu sabor peculiar, as pimentas possuem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células, têm ação anti-inflamatória no organismo e efeito analgésico.

4 – Couve: Cada muda pode ser cultivada em pequenos vasos dispostos do lado de fora da casa, colocando as sementes com 15cm de espaçamento entre elas. As couves necessitam de um ambiente mais fresco, sem o calor intenso e devem ser regadas frequentemente para crescerem bonitas e fortes

Benefícios da couve – Fonte de ômega 3, um ácido graxo aliado da saúde do cérebro e do coração, o consumo da couve está associado à prevenção do câncer de bexiga, ovário, mama e próstata. Além de regular os processos anti-inflamatórios do nosso organismo, diminuindo o desenvolvimento das doenças crônicas e autoimunes.

5 – Cebolinha: Cultivadas através da semente, a cebolinha é extremamente fácil de cultivar. Pode ser plantada em diversos tipos de solo e ser regada diariamente, aos poucos. Sua colheita começa, em torno, de 20 a 30 dias.

Benefício da cebolinha – Utilizada para realçar o sabor da comida e tornar saladas mais saborosas, as cebolinhas atuam no fortalecimento dos nossos ossos e músculos já que é fonte de vitamina K. Favorece a saúde cardiovascular, facilita a digestão e melhora o sistema imunológico devido à presença da vitamina C.

6 – Hortelã: Uma das plantas mais versáteis da culinária brasileira, você pode ter bem pertinho de você! Para cultivar a hortelã é importante plantá-la isoladamente e deixá-la protegida do vento, já que este pode prejudicar o seu crescimento.

Benefícios da hortelã – Ideal para sucos, saladas e águas saborizadas, essa planta traz um frescor em todas essas preparações. Fonte de proteínas, vitaminas C, D, B e minerais como potássio e ferro, o hortelã atua em prol da saúde digestiva, diminui os riscos de inflamações no organismo e potencializa o sistema imunológico.