Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dores musculares? Saiba como prevenir e acabar com o torcicolo!
Movimente-se 08/05/2019

Dores musculares? Saiba como prevenir e acabar com o torcicolo!

Muito provavelmente, você já teve torcicolo alguma vez na vida ou dores musculares na região do pescoço – seja por conta de uma noite mal dormida ou algum mau jeito (relacionado à postura, geralmente) durante o dia. Quem trabalha diante do computador, ainda por cima corre o risco de sofrer com dores musculares. Por isso, é muito importante tomar as medidas adequadas para evitar esse problema. Quer aprender a prevenir e a tratar o torcicolo? Nós separamos umas dicas simples e bem fáceis de seguir. É só continuar lendo!

Preste atenção na sua posição durante o sono

Para evitar o torcicolo, uma das medidas mais importantes é atentar à qualidade do seu sono – e isso tem a ver com muitos fatores, como o tipo de travesseiro usado e a posição do corpo na cama. De acordo com médicos, o mais indicado é dormir de barriga para cima, com um travesseiro mais baixo – assim, o pescoço fica mais nivelado com a coluna.

Outra opção interessante para prevenir o torcicolo é dormir de lado, com o ombro servindo de apoio. No entanto, neste caso, o ideal é usar um travesseiro mais alto, de modo que o pescoço não fique torto. Quando dormimos de bruços, por outro lado, deixamos a musculatura do pescoço dobrada, o que pode ocasionar mais dores musculares.

Para quem trabalha diante do computador, faça um alongamento a cada uma hora

A má postura (principalmente durante o trabalho) também é uma das causas das dores musculares. Quem trabalha diante do computador, em especial, pode ficar com o pescoço enrijecido. Por isso, o mais indicado é fazer um alongamento pelo menos a cada uma hora. Não é nada muito difícil e já faz uma grande diferença. Além disso, é importante se levantar de vez em quando para andar, pegar uma água e distrair a mente.

Para alongar bem, comece fazendo movimentos circulares com o pescoço, de forma delicada. Depois, coloque as duas mãos na nuca e abaixe o pescoço, aproximando o queixo do peito. Você também pode fazer alongamentos laterais – coloque a mão esquerda na lateral direita da cabeça e puxe-a suavemente para a esquerda. Faça o mesmo processo para o outro lado – não tem erro!

Outra dica interessante é alongar as outras partes do corpo: você pode cruzar os braços na frente, nas costas, fazer rotação de ombros e esticar bem a coluna. Além disso, é importante atentar para a posição do computador – o ideal é que o monitor fique na altura dos olhos, para que você não precise entortar o pescoço durante o trabalho. Seguindo essas recomendações, fica mais fácil prevenir as dores musculares.

Para tratar, aplique pomadas e sprays analgésicos

Para tratar o torcicolo, uma boa dica é usar pomadas e sprays específicos que aliviam bastante a dor. O ideal é que você aplique o analgésico no local pelo menos três vezes ao dia. O lado bom é que existem sprays e pomadas fitoterápicos que funcionam superbem. O gel feito a partir de unha-de-gato, por exemplo, atua como anti-inflamatório e analgésico, sendo ótimo para tratar dores musculares.

Coloque compressa quente para relaxar o músculo do pescoço

Outra dica interessante é recorrer às compressas de água quente para relaxar o músculo do pescoço e aliviar a dor. O ideal é que você use uma bolsa de água ou gel quente para tratar o local – deixe a compressa atuando por cerca de 20 minutos e faça esse procedimento pelo menos quatro vezes no dia. Essa é uma das melhores maneiras de aliviar a dor e garantir que o músculo fique mais relaxado.

Existem alimentos anti-inflamatórios que podem ajudar no tratamento

Sabia que existem alimentos que podem te ajudar a tratar o torcicolo? O alho e a cebola, por exemplo – muito usados como temperos em diferentes receitas -, atuam como anti-inflamatórios potentes. Mas além de consumir esses alimentos, outra dica interessante é recorrer a chás com propriedades anestésicas e anti-inflamatórias. Dentre as melhores opções, estão o chá verde, o preto e o de boldo, todos ótimos para tratar inflamações pelo corpo.