Dia das crianças: Descubra como fazer o seu filho se alimentar direito!

O dia das crianças é uma data que serve para lembrar-mos ainda mais sobre a importância da alimentação infantil. Ter muita paciência e insistir em comidas saudáveis e mais nutritivas são ações essenciais para o desenvolvimento natural da criança. Veja algumas boas dicas para incorporar esses alimentos às refeições do seu filho (a).
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Se cuidar da nossa alimentação diária já requer muita atenção e disciplina, para fugirmos das tentações e manter uma dieta saudável, imagine quando temos que redobrar esses cuidados com quem ainda está aprendendo os sabores da vida!? Nesse dia das crianças, o Conquiste sua Vida preparou algumas dicas importantes para os pais usarem na alimentação de seus filhos, em suas mais distintas fases da infância.

Todos pais, em algum momento da vida, passaram ou passarão pelo "drama" de oferecer algum alimento saudável e nutritivo para o filho e prontamente ele rejeitar. Muitas vezes o primeiro sinal da criança ao experimentar um alimento novo é o estranhamento, seguidos do choros, gritos e irritação. Aflitos, os pais se deixam levar pelas vontades da criança amenizando a situação cedendo alguma comida mais "aprazível" - mas menos nutritiva - ao gosto infantil. Segundo a nutricionista Patrícia Rodrigues, essa falta de "paciência" e fácil desistência são erros graves nesse processo educacional:

"Esse comportamento reforça à criança que ela não precisa dos novos sabores tornando ainda mais difícil a adaptação das papilas gustativas. Segundo a American Society for Nutrition, a recomendação é que as crianças provem o mesmo alimento pelo menos entre 8 e 12 vezes antes de dizerem que não gostam. Não desista! Se o seu filho não comeu brócolis cozido, tente prepará-lo gratinado, refogado, em forma de purê, em forma de bolinhos, como recheio de uma massa... Solte a criatividade." revela a especialista, salientando que não há muitos segredos para contornar essa dificuldade:

"A melhor maneira de criar na criança o gosto pela alimentação saudável é oferecer e expor esse tipo de comida o tempo todo e estimular o contato com elas o quanto antes".



Não tente "enganar" as crianças!

Antigamente, para fazer as crianças comerem, era comum que as mães batessem todos os alimentos rejeitados no liquidificador, para assim "esconder" e "disfarçar" os sabores estranhos. Segundo a Dra. Patrícia, essa tática não é a ideal. Tentar misturar os alimentos processando no feijão ou em outras preparações não gera o estimulo no bebê: "Precisamos, durante a introdução das papinhas, que os alimentos sejam bem cozidos, amassados, mas que estejam dispostos no prato separadamente para que o bebê possa estimular o paladar para cada sabor", explica.


4 dicas para introduzir a alimentação saudável para crianças

1 - Seja o exemplo: Tenha em mente que você é o espelho do seu filho e ele aprenderá a se alimentar observando como e o que você come. Precisamos que a família tenha hábitos saudáveis, que a mesa esteja colorida e todos se sirvam de alimentos nutritivos.

2 - Vá à feira: Faça com que seu filho participe das compras, levando-o às feiras e mercados. Ensine o nome dos alimentos, estimule o contato direto com o alimento e converse sobre alimentação com ele.

3 - Cozinhe em equipe: Dependendo da idade, chame seu filho para participar da preparação do que ele vai comer. Peça ajuda para lavar uma fruta, picar ou simplesmente ajudar na mistura de um bolo. Crianças gostam de participar, por isso faça sempre que possível "oficinas de culinária" em casa.

4 - Abuse das cores: Variar nas cores, em formas diferentes de cortes e em uma apresentação diferente estimula o imaginário da criança.

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