Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia das Crianças: 5 receitas fáceis para celebrar a data cozinhando com elas
Guia Culinário 11/10/2018

Dia das Crianças: 5 receitas fáceis para celebrar a data cozinhando com elas

É só outubro chegar para a nostalgia começar a marcar presença – afinal, é o mês das crianças! No entanto, ainda que bata aquela saudade do tempo em que você era o homenageado da vez, sempre tem algum pequeno na família para nos fazer voltar à infância e tirar uma casquinha dessa data tão cheia de magia e inocência.

Para quem é do tipo que gosta de cozinhar, por exemplo, uma boa opção é pensar em receitas que conseguem ser saudáveis, deliciosas e práticas ao mesmo tempo para fazer junto com seu filho, sobrinho, afilhado ou neto no dia 12 de outubro. Assim, além de ser uma boa maneira de passar um tempinho com a criança, ainda é um modo de mostrar que dá para comer bem e se divertir ao mesmo tempo. Gostou da ideia? Então, confira 5 opções para colocar a mão na massa!

1. Sorvete saudável de banana com canela

Difícil encontrar uma criança que não goste de sorvete, não é? Então, para comemorar o dia 12 de outubro sem deixar essa sobremesa gelada e deliciosa de lado, a dica é escolher uma versão saudável para vocês preparem juntos! O sorvete de banana com canela, por exemplo, é bem prático: basta picar algumas unidades da fruta e deixá-las um tempo na geladeira para que congelem. Depois, bata todas no liquidificador com um pouco de leite e coloque a mistura para congelar de novo para que vire um sorvete. Por fim, salpique um pouco de canela na hora de servir.

Para a criança sentir que participou da receita, você pode pedir para ela te ajudar a separar os ingredientes e apertar o botão do liquidificador, além de acrescentar a canela como toque final.

2. Brigadeiro fit

Não dá para imaginar um cardápio voltado para crianças sem brigadeiro. Por isso, para celebrar a data como manda a tradição, o truque é preparar uma versão fit desse doce queridinho para você e o pequeno comerem sem culpa. Para seguir essa receita, basta fazer algumas substituições: trocar o chocolate em pó por cacau, e o leite condensado pelo leite de coco.

Na hora do preparo, deixe a criança mexer os ingredientes na panela até que o doce fique no ponto. Depois, é só ensinar ela a enrolar e a colocar o brigadeiro na forminha.

3. Sanduíche natural integral

Um lanche super prático e fácil de preparar junto com a criança é o sanduíche natural. Esse não tem segredo mesmo: para seguir a linha saudável, é só separar um pão integral – como o de aveia light, por exemplo – e pensar em opções de recheios que sejam livres de calorias e façam bem para a saúde para que a criança te ajude a montar o lanchinho.

Alface e tomate são sempre boas opções, e você ainda pode adicionar requeijão light, frango desfiado e, se desejar, uma fatia de queijo branco. Aliás, que tal deixar o pequeno responsável por essa tarefa de desfiar? Ele pode usar apenas dois garfos, e isso irá te poupar trabalho. No fim, o resultado vai ficar uma delícia!

4. Arroz colorido

Aproveitar as cores dos alimentos é sempre uma boa pedida para chamar a atenção da criança. Então, para dar uma repaginada no clássico arroz branco, fica a dica de acrescentar alguns ingredientes para deixá-lo colorido e muito mais atrativo no prato!

Uma forma prática de preparar essa receita é desfiar alguns ingredientes e misturar no arroz já quase pronto para servir. Mas, se quiser ousar um pouco mais, vale escolher algum alimento com uma cor vibrante – como a beterraba ou a cenoura, por exemplo – e preparar um suco ralo com ele para cozinhar a comida. Assim, o prato vai exibir um tom diferente e a criança vai adorar ter participado dessa “mágica”.

5. Biscoito com textura de massinha

Se o seu filho, afilhado, sobrinho ou neto gosta de brincar de massinha, ele certamente vai amar essa última receita da lista! Isso porque aproveitar a massa para criar formas diferentes é uma das graças desse delicioso biscoitinho amanteigado que derrete na boca.

O biscoito é uma mistura de ovo, manteiga, açúcar mascavo – que é uma opção mais saudável que o tradicional açúcar refinado – e amido de milho. E esse último ingrediente é que vai ajudar a dar o ponto necessário para que a criança possa soltar a criatividade e criar mil e uma formas diferentes na hora de enrolar a massa.

Veja mais