Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 04/11/2019

Como será nossa alimentação no futuro? Descubra o que dizem os especialistas

Você sabia que no período imperial do Brasil o acompanhamento era farinha de mandioca e não arroz? E nos anos 20, o leite condensado era o alimento dos bebês? Nem dá para acreditar, né? A alimentação evoluiu muito com o tempo, e a gente percebeu os benefícios de uma dieta rica em legumes, frutas e verduras. Mas se tudo mudou de alguns anos para cá, como será a nossa alimentação no futuro? Alguns especialistas arriscam dizer que vários alimentos irão se reinventar e outros nem vão mais existir. Quer saber mais? Descubra agora!

A dieta será personalizada com base no DNA de cada um

Estudos americanos indicam que as futuras dietas alimentares serão baseadas em nosso mapeamento genético e sequenciamento de nosso DNA, já que cada indivíduo possui um organismo diferente. Nos Estados Unidos, isso já é uma realidade e algumas empresas já começaram a investir no mercado de dietas geneticamente personalizadas.

Superalimentos estarão em alta

Você sabe o que são superalimentos? Eles contêm em sua composição proteínas, fibras, minerais e são ricos em vários nutrientes, trazendo diversos benefícios de uma vez para quem os ingere. Alguns exemplos de superalimentos que serão mais consumidos por nós no futuro são lentilha, mirtilo, brócolis, inhame, abacate e kiwi.

Carnes serão produzidas em laboratório sem sofrimento animal

O sofrimento animal e o consumo desenfreado de carne, pautas importantes de vegetarianos e veganos, parece que terão uma solução na alimentação do futuro. Uma empresa dos EUA, Memphis Meats, já está produzindo com o auxílio de biólogos e cientistas alimentares carnes feitas a partir das células-tronco de animais, obtidas em um processo indolor.

Comida terá menor impacto ambiental

Estudos realizados na Universidade de Maastricht, na Holanda, já estão avançando em alimentos que reduzam o impacto no ecossistema e no meio ambiente, como hambúrgueres sintéticos, feitos a partir da mistura de ativos de legumes e vegetais. São políticas adotadas por grandes empresários, como Bill Gates, que já investem em startups que reduzam o consumo de carne e sobrepesca no meio ambiente.

O café será mastigável

O café é uma fonte de energia e disposição para muita gente, mas e se ele pudesse ficar mais prático ainda do que já é? Pois isso já aconteceu! Já existe gomas de café mastigáveis no mercado, que equivalem a duas xícaras de café por goma, e lhe oferecem a mesma energia e disposição do café com muito mais praticidade. Basta saber se o gosto continua o mesmo do cafezinho da tarde, né?