Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Superalimentos são tendência para quem busca uma alimentação mais saudável
Guia Culinário 24/04/2018

Superalimentos são tendência para quem busca uma alimentação mais saudável

Você sabe o que são os superalimentos? Conhecidos originalmente como “superfoods”, eles nada mais são do que comidas altamente benéficas para a saúde. Suas vantagens são tantas que eles se provaram grandes heróis no cardápio infantil por ajudar as crianças a crescerem bem e de forma saudável. A grande novidade é que eles agora foram apontados como a grande tendência do mercado de orgânicos.

Em fevereiro deste ano foi realizada em Nuremberg, na Alemanha, mais a Biofach 2018. Caso você não esteja familiarizado com o nome, saiba se trata da maior feira de orgânicos do mundo. Suas novidades são divulgadas aqui no Brasil pelo Centro de Inteligência em Orgânicos, da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), que reuniu algumas das maiores informações a respeito do evento. A principal delas é que os superalimentos vieram para ficar.

De maca peruana a cacau: por que alguns orgânicos são superalimentos

Tanto a maca peruana quanto o cacau cru foram apontados pela SNA como produtos de destaque na Biofach 2018. E não há como negar que esses alimentos são realmente muito benéficos para a saúde. Caso não a conheça, saiba que a maca peruana nada mais é que um vegetal nativo do Peru, como o próprio nome indica. Ele é muito conhecido por suas propriedades medicinais, com benefícios comparados até aos do chá verde devido à sua capacidade de concentração. Mas além disso também ajuda a evitar o mal de Alzheimer.

Mas não pense que o cacau cru fica para trás. Apontado como “comprovadamente a maior fonte natural de flavonoides antioxidantes” pela SNA, ele é extremamente benéfico para a nossa saúde. Isso porque os flavonoides são compostos químicos que ajudam na saúde do coração e ainda podem prevenir o câncer. Suas propriedades também impedem o aparecimento de outras doenças mais comuns, como é o caso da gripe. Agora que você conhece suas enormes vantagens, há alguma dúvida de que esses são superalimentos?

Alimentos que ajudam a emagrecer também são tendência

Mas não pense que apenas a maca peruana e o cacau integram a lista de superalimentos. A própria Biofach 2018 apontou outros que também são muito benéficos para a nossa saúde e que de quebra ajudam a emagrecer. De acordo com Sylvia Wachsner, coordenadora do CI Orgânicos, o primeiro deles é a chia, que por ser altamente rica em fibras diminui o inchaço do corpo e ainda produz por mais tempo aquela sensação de saciedade, evitando que a pessoa coma mais do que precisa e consequentemente acabe engordando. Outro alimento que também possui esses benefícios é a quinoa, que também está na lista de tendência de orgânicos. Uma vantagem extra desse alimento é que ele é muito versátil, ajudando inclusive no desenvolvimento infantil.

O gergelim e a abóbora também são apontados por Sylvia Wachsner como tendência no mercado de orgânicos. E adivinha só? Eles também são ricos em fibras, além de apresentarem diversos outros benefícios, que é justamente o que caracteriza um superalimento. Também entram nessa lista oleaginosas como o caju, amendoim e castanha do Pará, além do coco. Isso mostra apenas que alimentos processados estão sendo deixados cada vez mais de lado, enquanto os orgânicos, que são muito mais saudáveis, ganham espaço.