Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 16/10/2019

No Dia Mundial da Alimentação, veja 4 motivos para começar a comer melhor

Você sabia que 16 de outubro é considerado o Dia Mundial da Alimentação? Essa data é perfeita para exercer o amor pela boa comida – aquela que, além de saborosa, faz bem para o organismo e dá um up no nosso ânimo! Para que você passe a comer melhor no dia a dia, nós listamos 4 motivos para manter um estilo de vida saudável. Aproveite esta data especial para fazer uma reeducação alimentar e revolucionar sua rotina!

1. Comer bem dá mais disposição e ânimo para a rotina

Nada melhor que começar o dia com um café da manhã saudável e saboroso, né? Existem sucos detox e vitaminas que concedem energia, limpam o organismo e dão mais disposição para encarar a rotina. A nossa sugestão é adotar uma dieta saudável e energética – principalmente para a primeira refeição. Faz uma diferença danada começar o dia comendo bem e, uma vez que você cria esse hábito, não quer voltar atrás!

2. Sabia que a alimentação tem o poder de tratar doenças?

Muita gente não sabe, mas a alimentação é uma grande aliada no combate de diferentes doenças – desde gripe até problemas mais graves, como depressão e mal de Alzheimer. Ao comer os alimentos certos, você consegue evitar dores, desintoxicar o organismo e combater os agentes causadores da doença.

Alimentos ricos em vitamina C – frutas como limão e laranja, por exemplo – fortalecem a imunidade e ajudam a combater gripes e resfriados. Existem também alimentos que trazem mais felicidade e disposição, ajudando a tratar a depressão. Frutas vermelhas, melancia e abacate, em especial, são fontes de triptofano, o precursor da serotonina (também conhecida como “hormônio da felicidade”). Muito interessante usar a alimentação a seu favor, né?

3. Ao comer bem, você dorme melhor e tem mais qualidade de vida

O sono também é afetado diretamente pela alimentação, sabia? Quando consumimos alimentos estratégicos (com efeito calmante, por exemplo), é possível fugir da insônia e ter uma maior qualidade de vida. Existem chás de ervas medicinais que ajudam muito nesse quesito. A camomila, o mulungu e a folha de maracujá, por exemplo, são excelentes ingredientes para o preparo de chás sedativos e calmantes.

Além disso, também é indicado consumir alimentos fontes de melatonina (o “hormônio do sono”), tais como abacaxi, banana, grão-de-bico e aveia. Você pode fazer várias receitas saborosas e saudáveis com esses alimentos – sucos e vitaminas com as frutas e a aveia, por exemplo, assim como pratos mais refinados (escondidinhos e tortas, quem sabe) usando o grão-de-bico.

4. Manter uma dieta equilibrada é importante para a saúde da pele e garante longevidade

Outro ótimo motivo para passar a comer melhor é garantir a boa saúde da pele. O abacate, por exemplo, é uma fruta rica em vitaminas (A, C e E) que ajuda na produção de colágeno e elastina, duas proteínas fundamentais para a elasticidade e saúde da pele. Além disso, é importante comer alimentos ricos em antioxidantes – frutas, legumes e diferentes vegetais – que inibem a ação dos radicais livres e, assim, combatem o envelhecimento precoce. Ao buscar uma alimentação saudável e regrada, você deixa a pele muito mais bonita e garante mais longevidade. São muitos os motivos para embarcar nessa onda saudável! E, a melhor parte, é que você fica muito mais feliz com essa nova rotina de autocuidado.