Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer farinha de grão-de-bico, ingrediente usado em receitas celíacas
Guia Culinário 21/09/2020

Como fazer farinha de grão-de-bico, ingrediente usado em receitas celíacas

Buscar ingredientes alternativos para dietas celíacas não é tão difícil quanto parece, sabia? A farinha de grão-de-bico, por exemplo, é uma opção livre de glúten que pode ser usada no preparo de diferentes tipos massas. Além de ser rica em fibras, vitaminas e minerais, essa leguminosa funciona como fonte de proteínas alternativa à carne. Interessante, né? Para montar um cardápio celíaco mais variado, nós separamos dicas de como fazer farinha de grão-de-bico e usá-la em diferentes receitas. Confira!

Como fazer farinha de grão-de-bico?

Preparar farinha de grão-de-bico é algo relativamente simples – afinal, você precisa basicamente assar a leguminosa e, então, usar um processador ou liquidificador para transformá-la em farinha. Nós preparamos um passo a passo para esclarecer melhor esse processo:

1. Deixe o grão-de-bico de molho

Para começar, você deve colocar o grão-de-bico em uma bacia com água e, então, deixar de molho por pelo menos 8 horas. Essa etapa é fundamental para eliminar os antinutrientes (como o ácido fítico) que podem ser prejudiciais para o organismo.

2. Escoa a água e seque os grãos

Depois de esperar o tempo necessário de molho, você deve escoar toda a água e, então, usar um pano de prato limpo para secar levemente os grãos. Assim, você remove o excesso de água e agiliza a próxima etapa.

3. Leve o grão-de-bico para assar no forno

Disponha o grão-de-bico em uma travessa de alumínio e, então, leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 45 minutos.

4. Triture o grão-de-bico no liquidificador ou processador

Quando o grão-de-bico já estiver sequinho e torrado, basta colocá-lo em um liquidificador ou processador – preferencialmente aos poucos, para não sobrecarregar o aparelho – e bater até que ele vire uma farinha fina. Depois, é só reservar e usar nas receitas que você preferir. Bem simples, né?

Ideias de receitas com farinha de grão-de-bico

Agora que você já sabe como fazer farinha de grão-de-bico de forma simples, que tal pensar em algumas ideias de receitas com esse ingrediente? Você pode preparar uma torta ou quiche com recheio de frango ou palmito, por exemplo (uma excelente opção para o almoço), ou até mesmo receitas alternativas de panquecas, pães, broas e bolinhos.

A melhor parte da farinha de grão-de-bico é que – além de ser uma alternativa natural rica em fibras, proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas -, ela permite um grande leque de possibilidades de receitas. A farofa de farinha de grão-de-bico, por exemplo, é uma alternativa low carb e livre de glúten muito indicada para incrementar o almoço de celíacos. Vale a pena experimentar!