Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 ideias de receitas sem glúten para a alimentação de pessoas celíacas
Guia Culinário 12/12/2017

5 ideias de receitas sem glúten para a alimentação de pessoas celíacas

Restringir o glúten do plano alimentar pode ser mais simples do que parece. Com o avanço da ciência nutricional está cada vez mais fácil combinar alimentos e criar novos pratos cheios de nutrientes para substituir ingredientes e deixar o organismo mais equilibrado. Veja 5 receitas práticas e saudáveis indicadas para as pessoas celíacas, aquelas que possuem intolerância ao glúten.

O glúten é uma proteína encontrada nos cereais trigo, cevada e centeio, presente em alimentos como pães, bolos, biscoitos, cerveja, sorvetes, massas, inclusive nos produtos integrais. Os celíacos não conseguem digerir essa proteína, causando a intolerância e gerando mal-estar, como o desconforto abdominal, diarreia, náuseas, indigestão e outros sintomas.

Quando são diagnosticadas com a doença celíaca, as pessoas precisam excluir imediatamente o glúten da alimentação, visto que a persistência pode agravar o estado do sistema gastrointestinal, causando doenças mais graves, como o câncer. Assim, veja algumas opções de receitas deliciosas para as pessoas que não podem consumir a proteína mas também não abrem mão de uma alimentação saudável. Confira!

5 receitas sem glúten para as pessoas celíacas

1 – Carpaccio de legumes ao molho de ervas: Preparado com abobrinhas, cenouras e palmito, essa receita é perfeita para quem quer uma alimentação leve e refrescante, principalmente nos dias de temperaturas mais altas. Para dar ainda mais sabor, o carpaccio de legumes é temperado com um delicioso molho de ervas, composto por manjericão, hortelã, limão e azeite extravirgem. Além de não conter glúten, o prato também não contém carne na preparação, logo, é indicado para os adeptos da alimentação vegetariana.

2 – Salada morna de lentilha: Uma boa saladinha cai bem em qualquer momento do dia, não é mesmo? Quando preparada com ingredientes saudáveis fica ainda melhor. Esse prato tem como ingrediente principal a lentilha, uma leguminosa dona de nutrientes essenciais para o bem-estar do organismo. Rica em fibras, ela garante saciedade, previne a constipação e melhora o trânsito intestinal. Também é fonte de ferro, essencial para a prevenção e tratamento da anemia, um dos possíveis sintomas da doença celíaca.

3 – Escondidinho de frango: Para aumentar os níveis de proteínas da alimentação, esse é o prato perfeito, afinal, além do frango, a receita traz legumes e vegetais que tornam o organismo ainda mais saudável e cheio de energia. O escondidinho de frango também fornece o mineral cálcio, essencial para a saúde dos ossos, músculos e dentes, além da vitamina A que melhora a saúde ocular e favorece a saúde da pele.

4 – Quibe de abóbora recheado com espinafre e cottage: Livre de glúten e também de colesterol, essa versão saudável do prato árabe é indicado para um lanchinho ou para completar um prato principal. Perfeito para os vegetarianos e celíacos, essa receita é rica em proteínas, fibras alimentares, mirais e vitaminas que equilibram o organismo e proporcionam bem-estar.

Sobremesa livre de glúten para quem não resiste a um docinho após o almoço

5 – Pudim de tapioca com geleia de damasco: Perfeito para fechar com chave de ouro, o pudim de tapioca também possui pouquíssimas calorias, sendo perfeito para quem não quer atrapalhar a dieta. Além de ser livre de glúten, essa receita é rica em vitamina A, C e vitaminas do complexo B que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhoram a saúde dos olhos e protegem o sistema nervoso central. Quer ainda mais uma vantagem? O pudim fica pronto em apenas 20 minutos, ou seja, simples, prático, nutritivo e saudável.