
Consultor:
Paola Lisbôa
Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição ClÃnica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC
Produto recomendado

Ovos orgânicos Taeq 6 unidades

Para manter a pele firme, bonita e jovial, a saúde e a boa forma em dia, o ideal é ter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Sabendo de tal importância, fique atento à sua alimentação! Será que você realmente se alimenta bem? Veja algumas dicas e cuidados que devemos ter com a nossa rotina alimentar.
Não é sempre que conseguimos manter uma alimentação saudável. Por isso, devemos sempre ter cuidados e estar atentos a tudo aquilo estamos ingerindo. Nesse sentido, equilÃbrio é a palavra-chave quando se trata de saúde, já que não dá para abdicar de tudo de uma vez só. O segredo é substituir ao poucos alguns ingredientes e experimentar novas misturas e composições. A nutricionista Paola Lisboa, abaixo, ressalta pequenos detalhes que são extremamente relevantes quando o assunto é bem-estar.
Veja 7 indicações para uma alimentação equilibrada
- Você ingere a quantidade de água necessária? Mais da metade do nosso organismo é composto de água. Nossos músculos, por exemplo, possuem 80% de água, ou seja, até para "ficar fortinho" precisamos beber bastante lÃquido. "Pele mais bonita, unhas e cabelos mais fortes e brilhoso, livre de inchaço, são alguns dos benéficos do consumo adequado de água", indica a nutricionista Paola Lisbôa.
- Comer de 3 em 3 horas: Parece humanamente impossÃvel se alimentar nesse perÃodo com a correria do dia a dia. Por isso, o ideal é sempre termos um lanchinho saudável na bolsa, até mesmo para fugir das tentações que encontramos pelas ruas. Frutas secas ou frescas, oleaginosas como castanhas, amêndoas e nozes, por exemplo, são sempre indicadas para "salvar" esses momentos. Além de serem saudáveis, ricas em fibras e vitaminas, elas proporcionam saciedade, impedindo a gula.
- Atente-se as gorduras ingeridas: Consuma as gorduras boas, que são as mono e poli-insaturadas. Elas podem ser encontradas no abacate, no azeite extravirgem e no óleo de coco, por exemplo, e ajudam a diminuir colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL), trazendo maior saciedade e ajudando no processo de emagrecimento. Além disso, são fontes antioxidantes.
- O consumo de ovos é saudável e indicado: "Depois do leite materno, o ovo é o alimento mais completo que existe. É rico em vitamina A, que é ótima para visão, ajuda no desempenho cognitivo, sendo uma ótima fonte de proteÃnas a serem ofertada no café da manhã", ressalta a profissional.
- Você opta pelos alimentos integrais? Não segredo para ninguém que os produtos integrais são infinitamente melhores que o alimentos à base de farinha branca. São ricos em fibras que provocam a saciedade e também atuam no controle da glicemia e colesterol. O arroz e o macarrão, por exemplo, são produtos facilmente substituÃveis pelos integrais. Além do fato de terem sabor similar, eles são mais saudáveis e adaptáveis no dia a dia.
- Diminua os doces e açúcares: Se você é uma daquelas pessoas que não pode deixar de comer um docinho, saiba que o açúcar em excesso faz mal, são calorias vazias, ou seja, não trazem nenhum benefÃcio ao organismo.
- Esqueça os adoçantes: Quem acredita que está sendo mais saudável trocando o açúcar pelo adoçante, está bem enganado. "Os adoçantes estão ligados ao acúmulo de gordura abdominal, relacionado ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Prefira açúcar de coco ou demerara", aconselha a nutricionista.