Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá para dormir: 5 opções para relaxar à noite
Guia Culinário 09/03/2022

Chá para dormir: 5 opções para relaxar à noite

Consumir chá para dormir é uma das maneiras mais naturais de amenizar a insônia e ter mais disposição para o dia-a-dia. Quem tem dificuldade de pegar no sono pode aproveitar os benefícios das ervas medicinais para relaxar e dormir melhor e mais rapidamente. Para ter um sono mais reparador, conhecer opções de chá para dormir profundamente e se manter ativo durante a semana é importante. Veja agora a lista e aprenda como preparar cada uma das sugestões.

1. Chá calmante para dormir: camomila é relaxante e reduz estresse

A camomila é uma opção famosa para quem quer ter uma noite de sono tranquilo. Isso porque a erva apresenta forte concentração de apigenina, substância de ação sedativa que ajuda a pegar no sono com mais facilidade. Depois de um dia cansativo, o chá de camomila é bom para dormir, pois ajuda a relaxar o corpo, aliviar o estresse e reduzir a ansiedade.

Para aproveitar o chá de camomila Taeq, você deve ferver 1 xícara de chá de água e adicionar o sachê de ervas ao líquido. Tampe para realizar a infusão e sirva em seguida. Você pode acrescentar rodelas de gengibre ao preparo se desejar.

2. Chá bom para dormir depois de acordar à noite: alface é calmante e sedativo

É difícil faltar alface em casa e felizmente a verdura é o ingrediente perfeito para preparar um chá caseiro para dormir bem. Por ser rica em lactucina, a hortaliça oferece efeito sedativo e calmante para quem a consome. Apostar em chá de alface para dormir é uma opção saudável para gestantes, crianças e bebês maiores de 6 meses, inclusive.

O preparo é simples. Basta lavar e picar 3 folhas médias de alface crespa Taeq e fervê-las em 1 xícara de água por 3 minutos. Em seguida, coe o chá, aguarde esfriar e beba no início da noite. Caso acorde de madrugada e perca o sono, a bebida pode te ajudar a voltar a dormir.

3. Chá para dormir bem e sem dor de cabeça: aposte em herbal de erva doce

A erva doce é conhecida por sua ação medicinal e analgésica, que trata dores de cabeça e no corpo, além de ser antidispéptica, que atua contra problemas digestivos. O ingrediente ainda é anti-inflamatório e antioxidante, o que ajuda a manter a imunidade boa, retarda o envelhecimento precoce e combate resfriados e inflamações na garganta.

Após ferver 1 xícara de chá de água, acrescente o saquinho de chá herbal de erva doce Taeq e tampe o pote. Deixe descansar por 5 minutos e sirva quente. Chá de erva doce é bom para dormir, mas também pode ser substituído por chá de erva cidreira, pois os efeitos são similares.

4. Chá para dormir a noite e aliviar intestino: chá de hortelã age contra má digestão

A hortelã é uma erva medicinal cheia de benefícios para o organismo. Por exemplo, o chá de hortelã é bom para dormir, pois ajuda a aliviar desconfortos intestinais e gases. Além disso, a planta é fonte de mentol, substância que relaxa os músculos; é anti-inflamatória e também atua no descongestionamento nasal. Assim fica mais fácil ter uma noite de sono tranquilo, né?

Com o chá herbal de hortelã Taeq, você só vai precisar ferver 1 xícara de chá de água, acrescentar o saquinho com ervas e tapar para realizar a infusão. Após 5 minutos já deve estar pronto para consumir. Também pode adoçar com mel silvestre orgânico Taeq a gosto.

5. Chá relaxante para dormir e diminuir ansiedade: manjericão relaxa mente e corpo

O manjericão é considerado um ótimo condimento para o preparo de refeições, mas também é uma boa opção para quem quer descansar com qualidade. A folha apresenta efeito calmante para o organismo, que alivia dores de cabeça, sintomas de ansiedade e cólicas. Sem contar que a bebida é hidratante, faz bem para os rins e melhora digestão.

O chá de manjericão para dormir deve ser preparado por infusão. Comece fervendo de 5 a 10 folhas de manjericão orgânico Taeq em 1 xícara de chá de água. Cubra o recipiente e deixe descansar por cerca de 8-10 minutos. Por fim, coe e sirva a bebida quente.