Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 opções de chá para dor de cabeça
Guia Culinário 20/08/2021

5 opções de chá para dor de cabeça

Sofre com enxaqueca e quer saber quais são as opções de chá para dor de cabeça? Nós preparamos uma lista completa para você! A rotina tende a cansar o corpo e as tensões do dia-a-dia podem provocar dor de cabeça constante. Para se livrar de desconfortos como esse, é bom conhecer bebidas que auxiliam no relaxamento e ajudam a reduzir os incômodos da enxaqueca como medicamentos naturais. Veja abaixo qual chá é bom para dor de cabeça e tenha um dia mais tranquilo!

1. Camomila é uma opção de chá bom para dor de cabeça, pois reduz estresse e ansiedade, além de relaxar os músculos

O chá de camomila é famoso por seus diversos benefícios, como o alívio de dores estomacais e má digestão, assim como a redução do estresse, da ansiedade e da tensão muscular. Por ser considerada uma bebida relaxante, é uma ótima indicação de chá para dor de cabeça! A quantidade sugerida de ingestões por dia é de duas a três xícaras, no máximo.

2. Boldo possui ações antiespasmódicas e efeito calmante: use o chá para aliviar dor de cabeça

O boldo é ideal para quem quer acalmar os ânimos e relaxar o corpo após um dia intenso. A bebida possui propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, o que ajuda a combater infecções e espasmos involuntários pelo corpo. O chá de boldo também auxilia no tratamento de incômodos gastrointestinais. O recomendado é tomar apenas 3 xícaras da bebida por dia, em horários variados.

3. Hortelã rende chá bom para dor de cabeça e trata insônia

O chá de hortelã é um potente alimento que atua fortemente contra a dor de cabeça. Por também possuir ações antiespasmódicas como o chá de boldo, a bebida auxilia no alívio de dores abdominais e referentes a cólicas menstruais. É um remédio natural que promove o descongestionamento nasal e pulmonar, além de ser um dos chás que combate a insônia e ajuda a melhorar a qualidade do sono do indivíduo. A ingestão máxima recomendada é de 1 litro por dia, aproximadamente 4 xícaras, em períodos espaçados.

4. Chá de gengibre alivia enxaqueca, pois é descongestionante e diminui pressão arterial

Dor de cabeça constante pode ser resultado de pressão arterial elevada ou de inflamações nos seios nasais, como as provocadas pela sinusite. O chá de gengibre promove o descongestionamento das cavidades nasais, o que reduz os pontos de inflamação na face. A bebida reduz consideravelmente até casos mais intensos de enxaqueca devido à diminuição da pressão arterial no sangue. O gengibre é também um alimento rico em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de ser muito indicado para tratar náuseas e vômitos. A quantidade indicada é de 2 xícaras de chá por dia.

5. Chá de erva-cidreira minimiza estresse e melhora qualidade do sono, sugestão perfeita de como parar dor de cabeça

O chá de erva-cidreira é famoso por ter efeitos calmantes significativos que melhoram a qualidade do sono. O alimento ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade no corpo e promove maior sensação de bem-estar ao organismo, fazendo dele um chá bom para dor de cabeça. É um ótimo anti-inflamatório e estimula o bom fluxo estomacal e intestinal. Deve-se consumir de 3 a 4 xícaras do chá por dia.