Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 11/09/2019

Como ter um sono tranquilo? 5 chás para tomar à noite antes de dormir

Para quem sofre com insônia ou problemas para dormir, tomar chás calmantes na parte da noite é uma ótima dica. Existem diversas plantas medicinais, frutas e hortaliças que rendem chás relaxantes e podem ser consumidos no dia a dia. Para que você conheça os chás mais indicados para tomar à noite antes de dormir, nós fizemos uma lista com 5 opções bem interessantes. São ótimas ideias para quem sofre com insônia ou tem dificuldade para engatar no sono. Confira!

1. Chá de camomila é ótimo para tratar estresse e ansiedade

Quando se trata de relaxar a mente e diminuir a ansiedade, o chá de camomila é uma das melhores opções. Afinal, essa planta medicinal tem propriedades calmantes e, por isso, é muito usada no tratamento contra ansiedade e estresse.

O lado bom é que, além de usar apenas a camomila para o preparo do chá, você pode adicionar outros ingredientes – como o gengibre (que é fonte de antioxidantes) e até mesmo o próprio limão. Dessa forma, você prepara um chá relaxante e detox, para limpar o organismo antes de dormir. Que tal?

2. Chá de hortelã tem propriedades tranquilizantes e auxilia na digestão

Você sabia que o chá de hortelã tem propriedades tranquilizantes? Mas, além de ajudar a acalmar a mente, essa erva também auxilia na digestão e reduz os gases, garantindo mais conforto para a hora do sono. Por isso, uma boa dica é preparar um chazinho com essa erva para relaxar o corpo no fim do dia. Para variar, você também pode fazer combinações com canela e hortelã, fica uma delícia!

3. Chá de erva-cidreira melhora a qualidade do sono e alivia dores (como as de cabeça e cólicas menstruais)

Assim como o chá de camomila, o de erva-cidreira também é ótimo para tratar problemas de estresse e ansiedade. Por isso, ele é muito indicado para quem tem dificuldade em dormir ou quer tranquilizar a mente à noite. Essa erva medicinal, inclusive, traz uma série de benefícios à saúde: ajuda a amenizar cólicas menstruais, dores de cabeça, auxilia na digestão e melhora a qualidade do sono. Por isso, uma boa dica é tomar a bebida antes de ir dormir.

4. Chá de maracujá é indicado para tratar insônia

Por conta do estresse, ansiedade e agitação do dia a dia, muitas pessoas acabam desenvolvendo insônia – um distúrbio persistente, caracterizado pela dificuldade em adormecer e permanecer no sono. E, para evitar esse tipo de problema, é muito importante buscar alternativas na alimentação. Chás calmantes, por exemplo, podem ser muito úteis nesse quesito.

Se você está buscando um bom remédio para tratar a insônia, o chá de maracujá pode ser uma boa opção. Feito a partir das folhas da fruta, ele possui propriedades altamente calmantes e relaxantes, induzindo o organismo ao sono. Além disso, o chá de maracujá é ótimo para quem tem hipertensão (pois ajuda a diminuir a pressão arterial). Também alivia dores de cabeça e cólicas. Fica a dica!

5. Chá de alfazema ajuda a aliviar a tensão do corpo

Por fim, você não pode se esquecer de incorporar o chá de alfazema à sua rotina de alimentação. Muitas pessoas têm o hábito, por exemplo, de tomar banhos relaxantes com a fragrância dessa planta. No entanto, a maioria esquece que o chá também é muito benéfico! Essa planta tem propriedades calmantes, analgésicas e ajuda muito a aliviar a tensão do corpo no fim do dia. Portanto, a nossa dica é tomar um chazinho desses já debaixo da coberta. O sono vem rapidinho!