Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Centella asiática: para que serve essa planta medicinal indiana
Guia Culinário 01/12/2020

Centella asiática: para que serve essa planta medicinal indiana

Também chamada de gotu kola, pegaga e antanan, a centella asiática é uma planta medicinal de origem indiana muito usada pela medicina ayurvédica – ótima para o preparo de chás, pomadas e cremes terapêuticos. Além de ter um alto teor de substâncias anti-inflamatórias, essa plantinha costuma ser indicada para tratar manchas e problemas na pele (como varizes e celulites). Aqui, nós preparamos uma matéria falando sobre os principais benefícios da centella asiática e seus possíveis usos. É só continuar lendo!

Centella asiática tem ação cicatrizante, anti-inflamatória e antioxidante

Assim como grande parte das plantas medicinais, a centella asiática se destaca por ter ação antioxidante e anti-inflamatória. Ou seja, ajuda a fortalecer a imunidade, alivia possíveis dores (como as de garganta) e combate a ação dos radicais livres no organismo. Só que o grande diferencial da centella, na verdade, é que ela ajuda a acelerar de forma significativa o processo de cicatrização. Por isso, inclusive, tende a ser muito usada em tratamentos ayurvédicos, sendo aplicada para tratar feridas e melhorar a saúde da pele.

Planta estimula a produção de colágeno e ajuda a tratar problemas de pele

A centella asiática também estimula a produção de colágeno, garantindo mais firmeza e elasticidade à pele. Por isso, essa plantinha é ótima para suavizar linhas de expressão, rugas e também ajuda a evitar o surgimento de celulites e estrias. As pomadas e cremes feitas com centella são muito indicadas para tratar esse tipo de problema.

Melhora significativamente o sistema circulatório

Outro diferencial da centella asiática é que ela faz bem para a saúde das veias e melhora muito a circulação sanguínea, sendo ótima para tratar varizes nas pernas e diferentes hematomas. Além disso, a plantinha tem propriedades que fazem bem para os músculos e articulações do corpo.

Chá de centella asiática tem efeito calmante e diurético

Para usufruir dos benefícios da centella asiatica, uma boa dica é passar a tomar uma xícara de chá da planta diariamente. Além de ser rica em antioxidantes, a bebida tem efeito calmante, sendo ótima para tratar ansiedade e insônia.

Existe também o imaginário de que centella asiatica emagrece quando consumida a longo prazo. Essa ideia realmente tem um quê de verdade, pois a planta fornece substâncias diuréticas e, quando atrelada a ingredientes termogênicos (como o gengibre), pode auxiliar bastante na eliminação de líquidos e na queima de gordura corporal.

Planta ajuda a prevenir problemas neurodegenerativos

Você sabia que a centella asiática também é uma grande aliada do sistema nervoso? Isso porque, quando usada de forma moderada, ela melhora a circulação e, por ter forte ação antioxidante, ajuda a prevenir e tratar problemas neurodegenerativos, como o mal de Alzheimer.

Como fazer chá de centella asiática

Para fazer um chá de centella asiática bem saboroso e terapêutico, o ideal é usar a planta ainda fresca e, se possível, incrementar com especiarias, como canela e gengibre. Assim, o efeito termogênico e medicinal fica ainda mais forte!

Ingredientes

– 1 colher de sopa cheia de centella asiática

– 500 ml de água

– 1 pedaço pequeno de gengibre (opcional)

– Mel para adoçar (opcional)

Comece colocando a água para ferver. Quando começar a borbulhar, despeje a centella asiática e o gengibre, deixe ferver por mais 2 minutos e, então, apague o fogo. Tampe o recipiente, espere 10 minutos e depois é só coar e servir nas xícaras. Adoce a bebida com o mel e prontinho!

Contraindicações da centella asiática

Apesar de ser uma planta medicinal altamente benéfica, a centella asiática nunca deve ser consumida (em forma de chá) ou aplicada (como pomada) de forma exagerada. Isso porque ela pode acabar intoxicando o fígado ou até mesmo causando manchinhas avermelhadas na pele. Além disso, essa planta não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.