Machucou? Descubra 10 alimentos cicatrizantes que ajudam a curar feridas na pele

Caiu, bateu, cortou, machucou? Use alimentação! Conheça alguns alimentos que produzem efeitos cicatrizantes na pele, através de suas composições nutricionais.
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Carolina Baliere

Consultor:

Carolina Baliere

Formada em Nutrição pelo Instituto Metodista Bennett, é pós-graduada em Nutrição Clínica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria

Ralou, cortou, se machucou? Dói... Mas, calma, você pode ajudar a cicatrizar a sua ferida com um boa alimentação, sabia? Sim, alguns alimentos funcionam como verdadeiros remédios naturais para auxiliar no processo de cicatrização da pele. Através do consumo de fontes de vitamina c, zinco, entre outros nutrientes, as células se renovam mais rapidamente para combater essas lesões. Conheça mais!

Nossa alimentação interfere diretamente no processo de cicatrização, seja para curar um simples arranhão ou, até mesmo, uma incisão cirúrgica. No geral, de acordo como a nutricionista Carolina Baliere, fontes de proteínas, aminoácidos, ferro, vitamina C e zinco, ajudam na multiplicação das células que são responsáveis pela reconstrução do tecido que sofreu lesão: "A vitamina c, por exemplo, é importante para a formação do colágenos da pele, assim ajudando na regeneração do tecido. O zinco também atua junto à fibra proteica que compõe a pele e, além disso, tem função anti-inflamatória", diz a profissional.

Alimentos antioxidantes também contribuem na cicatrização de feridas

Os alimentos antioxidantes são ótimos para a saúde da pele e também tem função fundamental nesse processo de cicatrização: eles combatem os radicais livres, impedindo o envelhecimento celular, e ajudam a desintoxicar o fígado, fazendo com que a absorção de nutrientes seja mais eficiente. "O ômega 3 é uma fonte anti-inflamatória que colaborará na resposta imunológica da pessoa e modulará a inflamação, assim ajudando em um processo de cicatrização mais rápido", finaliza a nutricionista.

Incluir alimentos com esses nutrientes na dieta ajuda o corpo a responder mais rápido e acelera o processo de cura de lesões. Vale a pena escolher os produtos estratégicos e investir numa recuperação mais natural, isso reduz o uso de remédios que podem trazer prejuízos para nosso corpo. E, mais importante do que ter consciência do que pode atrapalhar, como camarão, alimentos gordurosos e chocolate, é essencial saber o que ajuda nosso corpo a reagir em tempo otimizado para se recuperar. Veja abaixo algumas dessas opções:

Alimentos que ajudam na cicatrização da pele

Acerola - É rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e vitamina a, que previne infecções.

Kiwi - É repleto de antioxidantes, dentre eles a vitamina C, em maior concentração do que na laranja.

Graviola - Contém vitamina C e propriedades antimicrobianas, que ajudam a evitar infecções.

Pimentão Verde - O vegetal possui vitamina c e zinco, mineral que atua na formação da fibra que forma o tecido da pele.

Tomate - A fruta é conhecida pelo licopeno, o poderoso antioxidante, mas ainda tem em sua composição as vitaminas A e C.

Beterraba - A tuberosa é rica em vitaminas A, C e E, antioxidantes poderosos.

Bacalhau - O peixe salgado tem ômega 3 em sua composição, composto que tem propriedades anti-inflamatórias e fósforo, mineral que auxilia a regeneração de tecidos.

Salmão - Assim como o bacalhau, o peixe é rico em ômega 3 e outros nutrientes que ajudam a reduzir a reação inflamatória.

Farinha de linhaça - É a maior fonte de ômega 3 da natureza, além de ter alta concentração de vitaminas e minerais.

Semente de chia - Também concentradíssima em ômega 3, a semente ainda possui nutrientes que previnem o envelhecimento precoce e melhoram a nossa imunidade.

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