Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Carne de jaca: aprenda a preparar essa receita adorada por veganos
Guia Culinário 15/04/2019

Carne de jaca: aprenda a preparar essa receita adorada por veganos

Muito usada na culinária vegana, a carne de jaca é uma ótima alternativa ao frango (até possui uma textura semelhante). Ela pode ser usada em receitas como escondidinhos, quiches, pastéis, sanduíches e até mesmo coxinhas, funcionando como ótimo recheio. A melhor parte é que ela também é simples de fazer e pode ser incorporada à alimentação de todos – e não apenas a dos vegetarianos e veganos. Quer aprender a preparar uma carne de jaca bem saborosa? É só continuar lendo!

Comece lavando bem a fruta em água corrente

O primeiro passo para o preparo da carne de jaca é lavar bem a fruta em água corrente. Uma boa dica é comprar jacas orgânicas, que são livres de agrotóxicos (compostos químicos tóxicos) e, por isso, mais saudáveis e nutritivas. Além disso, vale lembrar que existem jacas com polpa mole ou dura – essa última é a mais indicada para o preparo da carne.

Corte a jaca em pedaços e coloque-a para cozinhar na panela de pressão

Depois de lavar bem a jaca, você precisa cortá-la em pedaços menores. Para isso, aqui vai uma dica importante: passe um pouco de óleo (pode ser o de coco) nas mãos e na faca que será usada. Quando cortada, a jaca libera um tipo de leite que se assemelha a uma cola. Por isso, é importante usar o óleo para que as mãos ou a faca não grudem. Uma boa dica é cortar a fruta em rodelas grossas e, depois, cada rodela em quatro pedaços menores. Coloque-os para cozinhar na panela de pressão e, quando começar a chiar, espere mais 15 ou 20 minutos para desligar o fogo e tirar a jaca.

Espere a jaca esfriar e desfie a carne

Agora que a jaca já está bem cozida, você só precisa esperar a fruta esfriar para depois ir desfiando a carne – dá para fazer isso com os dedos ou com um garfo. Mas antes de desfiar, o ideal é que você também retire a casca e a polpa (que são mais duras) e remova os caroços. A parte interessante é que você pode reaproveitar os caroços para preparar saladas e até mesmo farinhas (é só batê-los no liquidificador) para usar no preparo de bolos, massas e pudins, por exemplo.

Tempere a carne de jaca com os ingredientes que preferir

Agora que a jaca já está devidamente desfiada, você já pode temperá-la do jeitinho que preferir. Ela fica bem parecida com o frango e consegue absorver bem o sabor dos temperos. Você pode adicionar pimenta, sal, azeite, páprica, orégano, incluir ingredientes como palmito e cogumelo (muito queridos pelos veganos) e até mesmo adicionar um molho, como o de tomate. Tudo depende da receita que você pretende seguir!