Jaca: Confira 6 benefícios nutricionais dessa fruta de primavera!

Fonte de vitaminas e minerais, a doce fruta da primavera agrega diversos benefícios para um alimentação saudável e equilibrada
Fonte de vitaminas e minerais, a doce fruta da primavera agrega diversos benefícios para um alimentação saudável e equilibrada

É tempo de primavera! Uma das estações mais bonitas do ano também é conhecida pela sua variedade de alimentos disponíveis para consumo. Dentre os grandes destaques da estação, enaltecemos a jaca, uma fruta altamente nutritiva, que pode proporcionar diversos benefícios para o bem-estar do nosso organismo. Confira 6 benefícios da fruta da primavera!

A jaca é uma das maiores frutas cultivadas, com um tamanho que pode ultrapassar 15cm e peso de até 15kg. Nativa da Ásia, a fruta tropical pertence à mesma família do figo e da amora, a Moraceae, e seu período de safra se inicia em novembro, o penúltimo mês da primavera. Dona de um sabor doce, a jaca é fonte de minerais como cálcio, potássio, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C que agem em busca de um organismo saudável e equilibrado, além de beneficiar a pele, deixando-a mais bonita e jovial.

Diversos estudos associam o consumo da jaca ao combate ao câncer e, de acordo com a nutricionista Paola Lisboa, essa associação se dá pelas suas propriedades nutricionais. "A jaca contém fitonutrientes em sua composição, como por exemplo, lignanas, isoflavonas e saponinas que conferem a capacidade de combater cânceres como de cólon e de pulmão", explica a profissional que separou outras vantagens de acrescentar a jaca na alimentação saudável. Confira os 6 benefícios da jaca para seu organismo:

1. Rica em antioxidantes

O consumo da fruta da primavera ajuda a combater a ação dos radicais livres, prevenindo diversas doenças crônicas. Os antioxidantes também são responsáveis por retardar o envelhecimento precoce das células, proporcionando uma pele bonita, sem rugas ou flacidez.

2. Combate a pressão alta

Por ser rica em potássio, a jaca ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, como o derrame ou o ataque cardíaco, além de diminuir os níveis da pressão arterial. Seu consumo regular também auxilia na queda dos níveis de sódio no sangue.

3. Fonte de fibras alimentares

O consumo da jaca está diretamente ligado ao combate às úlceras e outros transtornos digestivos graças à grande quantidade de fibras presentes em sua composição, ajudando a prevenir a constipação e favorecendo uma boa digestão. As fibras também são conhecidas por promoverem saciedade, prevenindo a gula no dia a dia.

4. Ossos saudáveis

Com alta quantidade de cálcio, a fruta tropical é aliada ao combate envelhecimento celular e à perda da massa muscular. A jaca ajuda a promover ossos saudáveis e resistentes, prevenindo o desenvolvimento futuro da osteoporose.

5. Previne anemia

Dona de um quadro nutricional incrível, a jaca repõe nutrientes essenciais para o organismo. Além disso, tem vitamina C em sua composição, nutriente que aumenta a absorção de ferro, mineral fundamental para a prevenção e o combate à anemia.

6. Aumenta a energia

Sabe aqueles dias em que a preguiça ameaça tomar conta? Experimente comer um pouco de jaca e se surpreenda com os resultados. A fruta é rica em açúcares, como a frutose, o que confere ao corpo bons níveis de energia para executar as atividades diárias.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

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