Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a armazenar corretamente os alimentos dentro e fora da geladeira
Guia Culinário 13/07/2018

Aprenda a armazenar corretamente os alimentos dentro e fora da geladeira

Armazenar os alimentos corretamente é um cuidado que faz toda a diferença no tempo de vida útil de cada um deles – além de também dar mais praticidade ao dia a dia na cozinha, é claro! Tanto para quem faz compras do mês quanto para aqueles que compram o necessário apenas para a semana, dicas sobre a melhor posição na geladeira e o recipiente mais indicado para determinado caso, por exemplo, podem ajudar a evitar estragos e ainda impedir que o sabor de um ingrediente não seja afetado pelo contato com outro. Quer ajuda para mandar bem nessa tarefa? Confira os truques indicados por uma especialista no assunto!

Alimentos comprados no hortifrúti devem ser bem secos antes de serem armazenados

Na hora de guardar legumes, verduras e frutas na geladeira, todo mundo sempre lembra de higienizar tudo muito bem para facilitar a hora do consumo – o que é ótimo para trazer mais praticidade para o momento de cozinhar. Mas você sabia que é preciso ter o cuidado de tirar toda a umidade deles com um papel toalha ou pano de prato limpo para evitar a proliferação de fungos e bactérias?

A instrutora de Gastronomia Sara Barbosa define bem o porquê dessa prática: “O excesso de umidade pode acelerar a deterioração dos alimentos”. Além disso, ela também indica que esses alimentos mais sensíveis sejam devidamente embalados e guardados na parte de baixo da geladeira por causa da temperatura mais amena. “A parte superior é ideal para laticínios e proteínas em processo de descongelamento”, esclarece.

Cuidado com alimentos prontos e a sobra da quentinha na geladeira

Outro cuidado indicado por Sara é o de evitar que alimentos prontos estejam em contato com os crus para que não haja nenhum risco de contaminação. Sendo assim, na hora de arrumar tudo na geladeira, procure sempre deixá-los bem afastados! E sabe o prato que você separou para fazer a marmita para o trabalho no dia seguinte? Então, deixe bem embalado para que não afete os outros alimentos. “Por já estar bem temperada, essa comida pode impregnar a geladeira com seu aroma”, afirma Sara Barbosa.

Nada de sacolas de supermercado! Plástico filme, sacos de racionamento e potes são as melhores opções para embalagem

Como alguns alimentos precisam ser devidamente embalados na geladeira, é muito importante escolher o ideal para garantir uma boa manutenção. Para começar, sacolas de plástico devem ser evitadas porque há risco de contaminação – mas a boa notícia para quem tinha esse hábito é que não faltam opções além delas!

De acordo com Sara Barbosa, o plástico filme e os sacos de racionamento vendidos em bobinas são ótimas pedidas pela praticidade. “O primeiro porque veda bem qualquer recipiente e o segundo porque permite otimização de espaço“, diz. Potes de vidro ou de plástico também podem ser utilizados, mas ela aponta que o ideal é evitar alimentos muito gordurosos neste último para facilitar a limpeza.

Deixe uma parte do armário para os alimentos que estão sendo usados e outra para os que ainda não foram abertos

Já em relação aos alimentos que são guardados fora da geladeira – como saco de feijão, arroz e outros não perecíveis -, um dos truques mais importantes é pensar em uma organização que facilite sua vida. Para isso, a dica de Sara é setorizar o armário: deixar uma parte apenas para as embalagens que já estão sendo utilizadas e outra para as que ainda estão fechadas. Assim, além de ficar mais fácil para achar tudo o que é necessário no momento, você também diminui o risco de acabar abrindo dois pacotes iguais de um mesmo produto por não ter encontrado o primeiro por conta da desorganização.