Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Compras do mês: Faça a sua lista de alimentos com o melhor da safra de maio!
Guia Culinário 28/04/2016

Compras do mês: Faça a sua lista de alimentos com o melhor da safra de maio!

As temperaturas diminuem, o friozinho começa a chegar e o clima fica propício para refeições mais elaboradas e apetitosas para nossa gastronomia saudável. Assim é maio, o quinto mês do ano que chega junto a diversos alimentos de uma safra rica em sabor e nutrientes!

Escolher alimentos que estão em sua safra ideal é uma forma de se alimentar com o que há de melhor no período. Esses produtos geralmente possuem uma menor adição de agrotóxicos (ou nem possuem) e agridem menos o meio ambiente durante a sua colheita.

O período de safra, é a época em que a disponibilidade do alimento é maior e o solo está mais propício a ele, trazendo diversos benefícios para os consumidores, como frutos mais saudáveis, mais bonitos, nutritivos, e com seus custos mais econômicos para a compra. Saiba quais sãos os alimentos ideais para esse mês de maio.

A nutricionista Fernanda Bortolon nos indicou alguns alimentos em alta no mês de maio. Confira as suas propriedades e benefícios para a saúde. Confira!

Veja os principais e mais nutritivos alimentos do mês de maio

Caqui: Rico em minerais e antioxidantes, o caqui é uma fruta extremamente nutritiva e traz benefícios, como retardar o envelhecimento precoce e aumentar a imunidade. Ele também é um aliados nas dietas, por ser rico em fibras e trazer saciedade durante o seu consumo.

Jaca: Seus benefícios vão além das diversas vitaminas presentes em sua composição. Possui 80% de água e tem baixo teor de gordura. Possui efeito energético, ação antioxidante e melhora o sistema cariorespiratório.

Kiwi: Exótico e muito saboroso, o kiwi é uma fruta que além de nutritiva é muito atraente. Possui baixa caloria, rica em fibras e em vitamina E. O kiwi é execelente para a proteção da pele, sendo recomendada para a saúde dos diabéticos por seu baixo índice glicêmico, além de ser naturalmente orgânico.

Maçã: Conhecida por sua alta concentração de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a maçã é também é uma aliada para as dietas, na redução do colesterol e no combate à prisão de ventre.

Pera: Rica em vitaminas do complexo B e vitaminas A e C, a pera possui nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ajuda a prevenir a osteoporose, combate alergias – por ser um alimento hipoalergênico – e é uma aliada do sistema imunológico;

Alho-poró: Suave e versátil, é um alimento bem comum nos dias atuais nos pratos de saladas, quiches e cremes. O alho-poró tem um baixo teor de gorduras, auxilia no controle da pressão arterial e ainda age como diurético.

Almeirão: Um vegetal que deveria estar presente em quase todos os pratos de quem preza por uma alimentação saudável, o almeirão é rico em fibras, proteínas, potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco, manganês, magnésio e vitaminas A, B1, B2, B3 e C, elementos fundamentais para o nosso organismo. É ideal para quem deseja perder peso por ser pouco calórico e muito nutritivo.

Erva-doce: Tempero usado em quase todo o mundo, a erva-doce é um alimento saudável, fonte de diversos nutrientes, como cálcio, ferro, magnésio, potássio, fibras e vitaminas A e C. Auxilia no processo digestivo e melhora as atividades cerebrais. Além de ser versátil, podendo fazer parte de pratos doces ou salgados.

Abóbora: Possui baixas calorias e uma considerável quantidade de carboidratos, as abóboras também são boas fontes de vitaminas. Ajuda a reduzir o colesterol, pode ser útil para diabéticos e faz bem para o coração.

Abobrinha: Uma aliada à boa forma e a alimentação saudável, a abobrinha ajuda na redução do peso e aumenta os valores nutricionais da dieta. Rica em vitamina C, fibras e em potássio, também auxilia no sistema imunológico, nas doenças cardíacas, retarda o envelhecimento e ajuda na cura da asma.

Batata-doce: A favorita das dietas é um dos alimentos mais nutritivos do mundo. A batata doce é uma excelente fonte de vitamina C e A, é rica em fibras e potássio. Auxilia no ganho de massa muscular, promove um sistema digestivo saudável e reduz a propenção de diabetes, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue.

Berinjela: Rica em nutrientes, a berinjela é um alimento de baixa energia. Se caracteriza por seu sabor amargo suave e seus diversos mineirais na composição, tais como ferro, cálcio, zinco e vitamina k. O alimento ajuda a proteger as células do cérebro e podem melhorar o humor.