Alimentos orgânicos: 5 sugestões para ter em casa sempre

Consuma alimentos orgânicos, como a rúcula, que é livre de agrotóxicos e tem um alto teor de fibras, vitaminas e minerais
Consuma alimentos orgânicos, como a rúcula, que é livre de agrotóxicos e tem um alto teor de fibras, vitaminas e minerais

Quando se trata de ter uma alimentação mais natural, faz todo sentido apostar em alimentos orgânicos, que são cultivados de maneira mais sustentável, sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes ou outros aditivos químicos. Esses alimentos passam por um processo de produção que respeita o meio ambiente, são de alta qualidade e até mais nutritivos. Para te incentivar a seguir uma linha mais saudável, nós separamos uma lista de 5 alimentos orgânicos para ter sempre em casa. Dá uma olhada!

1. Arroz orgânico é uma importante fonte de vitaminas do complexo B e fibras

Além de ser livre de agrotóxicos e produtos químicos, o arroz orgânico é uma opção altamente nutritiva: é fonte de vitaminas do complexo B, fibras alimentares e agentes antioxidantes importantes para a saúde. Embora passe por refinamento, o arroz branco orgânico é produzido em um processo altamente sustentável - por não ganhar pesticidas, por exemplo, o alimento acaba se autoprotegendo e ganhando uma quantidade maior de nutrientes. Para quem ama arroz branco, a melhor dica é recorrer a essa versão orgânica no dia a dia!

2. Rúcula orgânica é rica em vitaminas, minerais e fibras alimentares

Fonte de fibras, vitaminas A, C, K, ferro, fósforo, cálcio, potássio e magnésio, a rúcula orgânica é um vegetal verde-escuro que não pode faltar no seu cardápio. De sabor mais amargo e folhas pequenas, a versão orgânica é livre de agrotóxicos e pode ser usada em diferentes preparos: saladas, pizzas, molhos, sanduíches e por aí vai. Antes de consumir as folhas da rúcula, você deve lavá-las preferencialmente com um pouco de vinagre para garantir uma boa higienização, ok?

Os benefícios da rúcula orgânica para a saúde são inúmeros: ajuda a fortalecer a imunidade, contribui para a absorção de ferro no organismo, melhora a saúde do coração, do cérebro, contribui para a saúde dos ossos, músculos e auxilia no processo de digestão.

3. Açaí orgânico é uma opção refrescante e saudável para os dias mais quentes

Que tal tomar um açaí geladinho para se refrescar em dias mais quentes? A versão orgânica do alimento tem um teor ainda mais alto de antioxidantes e funciona como importante fonte de energia para o corpo. Ela é fonte de proteínas, fibras, vitaminas A, do complexo B, C, E, diferentes minerais e ainda pode ser incrementada com ingredientes saudáveis, como frutas picadas e granola orgânica.

4. Café orgânico é uma opção de bebida

Se você gosta de tomar um cafezinho todos os dias, a nossa dica é apostar no pó orgânico, que é produzido de forma sustentável. Ele não contém pesticidas, herbicidas, corantes, conservantes e nem aromatizantes artificiais - por isso, acaba sendo bem mais nutritivo e uma alternativa mais natural para o dia a dia.

5. Cogumelo shimeji orgânico é uma ótima alternativa para o cardápio vegetariano

Considerado uma fonte de proteína vegetal, o cogumelo shimeji é um ótimo ingrediente para incluir na alimentação de veganos e vegetarianos. Ele é rico em fibras alimentares, vitaminas A, do complexo B, C e pode ser incluído em preparos de saladas, risotos, massas, refogados e por aí vai. O shimeji orgânico, em especial, é livre de pesticidas, agrotóxicos e costuma ser ainda mais nutritivo e saboroso do que as outras versões.

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