
Consultor:
Carolina Baliere
Formada em Nutrição pelo Instituto Metodista Bennett, é pós-graduada em Nutrição ClÃnica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e em Nutrição ClÃnica Funcional pela VP Consultoria
Mais do que parar de comer alimentos de origem animal, o veganismo é um estilo de vida, que cada vez mais conquista pessoas pelo mundo. Mas, afinal, o que é realmente essa ideologia? Quais os benefÃcios essa filosofia pode trazer para a nossa saúde? Para entendermos melhor, apresentamos alguns esclarecimentos para essas perguntas e tantas outras que os veganos devem ouvir frequentemente. Confira!
De maneira geral, o vegano (ou vegan) é o indivÃduo que luta contra a exploração dos animais, seja pra fins alimentÃcios ou qualquer outro uso que infrinja a liberdade das espécies. Além da restrição alimentar, os veganos, por exemplo, também não utilizam objetos produzidos, como lã, couro, peles, seda e etc; não frequentam lugares como zoológico, rodeios, circos ou outros tipos de entretenimento desse caráter.
Em relação à s refeições, o vegano utiliza apenas alimentos de origem vegetal (cereais integrais, leguminosas, quinoa, tofu, hortaliças e frutas, leite vegetal, entre outros), contudo, para quem pensa que essa alimentação se resume apenas em saladas, está muito enganado: o que conta é a imaginação, porque diversidade tem de sobra! A dieta vegana não deixa de conter proteÃnas e nutrientes por causa da ausência da carne, mas ainda sofre uma deficiência, já que alguns benefÃcios podem somente ser encontrados nos alimentos de origem animal, como por exemplo, os minerais (ferro, cálcio e zinco) e a vitamina B12.
"Para a pessoa vegana não ficar carente de vitaminas importantes, é ideal que consuma muitos alimentos verdes escuros (rúcula, couve, espinafre, entre outras), pois eles possuem magnésio, ferro, zinco, vitamina C, assim evitando anemia e carência nutricional de outros minerais importantes. Alimentos que não podem também faltar são: alga, que é uma fonte de B12, grão-de-bico, lentilha, castanhas e oleaginosas em geral, que são fontes de proteÃna de origem vegetal, assim como também possuem cálcio, magnésio, zinco", destacou a nutricionista Carolina Barliere, nos apresentando boas opções de alimentos para quem deseja aderir ao veganismo:
Opções nutritivas de alimentação para quem deseja aderir ao veganismo
- Saladas: Para acompanhar saladas verdes, segundo Carolina Baliere, é interessante pingar gotas de limão, pois ajudará na melhor absorção do ferro, além de acrescentar salsa e cebolinha para evitar anemia que também é bem comum para veganos.
- Leites: O leite animal pode ser substituÃdos por leites vegetais, como leite de amêndoas ou castanhas, que podem ser preparados em casa, por serem bem práticos.
- Cogumelos: Esses frutos, que combinam nas mais diversas receitas, são fontes riquÃssimas de proteÃnas. "Dê preferência aos cogumelos frescos, como shiitake e shimeji", aconselha a nutricionista.
- Grãos e sementes: Gergelim preto e branco, sementes de abóbora, de girassol, chia e quinua também são poderosos aliados em dietas vegans. "Todos esses são fontes de vitaminas do complexo b, aminoácidos, proteÃna vegetal e vitaminas" explica a profissional.
OBS: Segundo Carolina Baliere, toda dieta ou restrição alimentar, sem exceções, deve ter acompanhamento profissional. "É necessário variar a ingestão de alimentos para obter todos os nutrientes importantes para o organismo, isso lado a lado com um profissional da área", finaliza a especialista.