Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Água com limão possui benefícios? Os mitos e verdades da bebida
Guia Culinário 06/10/2020

Água com limão possui benefícios? Os mitos e verdades da bebida

É possível que você já tinha ouvido falar que beber água com limão possui diversos benefícios para a saúde. Mas será que essa afirmativa, geralmente baseada nos benefícios da fruta, é verdadeira? Para responder a essa e outras perguntas, nós conversamos com a nutricionista Carolina Baliere que esclareceu quais são os mitos e as verdades da bebida. Será que você sabe identificá-los?

Água com limão é uma bebida cheia de benefícios’ – VERDADE

Fonte de vitamina C e antioxidantes, a mistura de limão com água realmente reúne uma série de benefícios para a saúde! Segundo Carolina Baliere, o limão é um alimento detox que auxilia na limpeza do organismo e na digestão. Ele também atua como um diurético, facilitando a produção de urina, ajuda a diminuir os riscos de doenças degenerativas (graças aos antioxidantes) e pode combater gripes e resfriados.

Tomar água com limão (e gengibre) emagrece‘ – MITO

Se você é uma das pessoas que acreditam que tomar água com limão (e gengibre, em alguns casos) emagrece, está na hora de desapegar dessa ideia. De acordo com a nutricionista, não existe nenhuma fórmula mágica que pode provocar o emagrecimento. Na verdade, a única maneira de alcançar esse objetivo é desenvolver hábitos alimentares saudáveis que, junto com a diminuição de calorias e a prática de exercícios, podem desencadear a perda de peso.

“Não existe nada que você irá consumir e te ajudará a emagrecer. O que acontece é que um conjunto de fatores ajudará no processo de emagrecimento como: água com limão, tendo uma primeira refeição do dia bem equilibrada; equilíbrio de macro e micronutrientes; diminuição calórica diária; atividade física; sono reparador; menos estresse; calmaria; mastigar devagar e fazer a última refeição do dia o mais cedo possível. Esse conjunto irá te ajudar na perda de peso junto com a água com limão, que ajudará também no processo de digestão mais facilitado”, afirma a especialista.

Vale ressaltar que o gengibre também é um alimento detox, além de ser um excelente anti-inflamatório. Logo, preparar a bebida com o ingrediente pode ajudar a acelerar o metabolismo, favorecendo um emagrecimento saudável junto com todas as outras práticas indicadas.

Tomar água com limão em jejum ajuda a aumentar a imunidade‘ – VERDADE

Você sabia que beber água com limão em jejum pode a aumentar a sua imunidade? Se você já tinha ouvido falar sobre isso por aí, saiba que a explicação está na quantidade de vitamina C que a bebida possui. Esse poderoso antioxidante, conhecido por fortalecer o sistema imunológico do organismo, pode aumentar a produção de anticorpos e deixar o corpo menos suscetível a contrair doenças. E para acrescentar ainda mais benefícios à água com limão, uma boa dica é colocar um pouco de cúrcuma e própolis nessa mistura. Não tem erro!

Água com limão e chia pode ajudar a diminuir o apetite‘ – VERDADE

De acordo com a nutricionista, beber água com limão e chia também possui benefícios. “Consumir a bebida é legal até antes do almoço. Ela irá dar saciedade e diminuirá o apetite de certa forma que ajudará na diminuição do consumo de alimentos calóricos, por exemplo. A chia também é ótima para melhorar o funcionamento do intestino, boa para o colesterol e para a diminuição de glicemia”, afirma.