Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpeza geral: Veja alimentos que ajudam o organismo na desintoxicação alimentar
Guia Culinário 21/01/2016

Limpeza geral: Veja alimentos que ajudam o organismo na desintoxicação alimentar

Comer é uma das ações mais deliciosas da vida, não é mesmo? Mas, e quando aquele alimento que tanto gostamos não nos cai bem? Por causa de inúmeros fatores, principalmente descuidos, a intoxicação alimentar é algo decorrente em nosso dia a dia e precisa ser bem tratada para manter o organismo limpo e saudável. Para isso, há alimentos que auxiliam, de forma simples e natural, em uma verdadeira “faxina” em nosso organismo, como o caso dos ingredientes da dieta detox.

Principalmente em estações mais quentes do ano, onde, por causa do intenso calor, alguns alimentos estragam mais rápido, os fatores de risco para a intoxicação aumentam. Segundo a nutricionista Paula Leite de Oliveira, para acelerar a recuperação e limpar o organismo de tudo que estiver fazendo mal a ele, devemos consumir alimentos como arroz branco, batata e inhame, cozidos e sem gordura, e carnes magras cozidas. Esses produtos fazem com o que o trânsito intestinal volte ao seu ritmo normal mais rapidamente.

“Durante a intoxicação devemos evitar alimentos gordurosos, muito condimentados ou apimentados, que irritam a mucosa gástrica e podem piorar os enjoos. Também, nesse momento, devemos evitar os folhosos, cascas de frutas e legumes, e cereais integrais. Esses alimentos fazem com que os sintomas da diarreia fiquem mais acentuados, já que auxiliam no funcionamento intestinal”, reitera a especialista, salientando também a importância do consumo de iogurtes probióticos e de leites fermentados:

“Durante esse período podemos utilizar também os leites fermentados que vão produzir ácido lático, e impedir o crescimento das bactérias. Esses leites fermentados devem ser utilizados com cautela, no máximo um ao dia, pois possuem muito açúcar em sua composição”, aconselha Paula.

Cuidados com o intestino

É preciso paciência e respeito com o nosso corpo e seu tempo de recuperação. Não adianta sair tomando remédios, pois eles podem sobrecarregar ainda mais o organismo e prejudicar o processo de desintoxicação. “É importante que a pessoa não tome medicações para prender o intestino, visto que é durante as idas ao banheiro que eliminamos a toxina causadora do problema”, alerta a nutricionista. Apenas descanse, se alimente adequadamente e beba muita água. Caso o quadro não melhore em até 3 dias, procure ajuda médica.

Produtos relacionados