Acompanhamentos para frango: 5 opções para deixar seu almoço mais nutritivo

Frango com purê de batata (doce ou inglesa) é uma combinação clássica para o almoço
Frango com purê de batata (doce ou inglesa) é uma combinação clássica para o almoço
Cristiane Coronel

Consultor:

Cristiane Coronel

Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul

O frango é uma das carnes mais nutritivas e saudáveis que há: tem pouca gordura, é fonte de proteínas, vitamina B3 e minerais importantes para o equilíbrio do corpo. Só que, para não enjoar dessa carne, é muito importante que você tente variar nas receitas - existem opções cozidas, assadas, fritas, com legumes e outros ingredientes que têm muito a acrescentar. Para te ajudar a variar o cardápio, nós conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel, que deu 5 ideias saudáveis e saborosas de acompanhamentos para o frango. Confira!

Frango caipira com arroz temperado é uma opção nutritiva

De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, uma boa alternativa é preparar o clássico frango caipira com um arroz colorido rico em temperos - uma opção bem nutritiva e ótima para o almoço. "Para o famoso frango caipira, o ideal é o bom e velho arroz com açafrão e cheiro-verde. O arroz, de preferência parboilizado, consegue manter grande parte dos nutrientes dos temperos e fica soltinho sem precisar de óleo. O açafrão possui cúrcuma, substância anti-inflamatória e antioxidante. Também atua como excelente coadjuvante no tratamento da gastrite por exemplo", conta a profissional.

Vale destacar que os temperos, além de concederem sabor, também são fontes de nutrientes importantes. A nutricionista destacou, em especial, os benefícios do cheiro-verde: "A combinação de salsinha, cebolinha com ou sem o coentro (chamada de cheiro-verde) dá um toque especial de sabor ao arroz e agrega muitos nutrientes, como fibras, vitaminas A, B, C e E, cálcio, fósforo, ferro, potássio e proteínas. Além disso, esse tempero tem ação diurética mineralizante, que ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares, arteriais, ósseos, anemia, digestão e é um ótimo regulador da pressão arterial", explica Cristiane.

Frango com purê de batata-doce é outra combinação clássica

Você já deve ter ouvido falar na clássica combinação frango + batata doce. Essa é uma opção rica em vitaminas, minerais e nutrientes importantes - muito indicada para quem pratica exercícios físicos. Dá uma olhada na dica de preparo que a Cristiane deu:

"Para acompanhar um filé de frango à milanesa, nada melhor que um purê de batata-doce (de mandioca ou de abóbora moranga também são ótimas opções). Esse tipo de purê quebra a secura e crocância do filé, deixando um prato com um tom mais cremoso. A batata-doce é fonte de bons carboidratos e nos oferece muita energia: possui elevado teor das vitaminas A, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B, essenciais para pele e para a formação do colágeno", comenta a profissional.

Faça um mix de vegetais cozidos a vapor para acompanhar o filé de frango

Que tal cozinhar legumes a vapor para preservar melhor os nutrientes? De acordo com a nutricionista, essa é uma das melhores formas de cozinhas vegetais de uma forma geral. "Para acompanhar um filé de frango grelhado, você pode fazer um mix de vegetais cozidos ao vapor com azeite e ervas. O cozimento a vapor é ótimo para manter todos os nutrientes e o sabor de cada legume. Exemplo de mix de vegetais: Chuchu, cenoura, vagem, batata inglesa, brócolis e beterraba. Todos combinam com azeite e ervas, são boas fontes de energia, vitaminas, minerais e fibras", explica Cristiane.

Prepare um prato chinês com frango xadrez, arroz colorido e legumes

Quem gosta de comida chinesa já deve ter experimentado receitas com frango xadrez (feito geralmente com pimentão, cebola, verduras e molho shoyu). Para combinar com esse prato, a nutricionista deu uma ideia de acompanhamento dos deuses. "Para acompanhar o frango xadrez (um prato típico chinês), uma boa dica é apostar num acompanhamento refinado: um arroz colorido com legumes picados, shitake e shimeji refogados. Enriquecer o arroz com legumes variados é sempre interessante, para que não fique 'pobre' em nutrientes. As proteínas presentes nos cogumelos equilibram seu índice glicêmico e deixam um sabor especial", conta.

Frango feito na air fryer com creme de milho fica uma delícia

Outra dica interessante que a nutricionista deu foi a de recorrer à air fryer para fritar alimentos de forma mais saudável: "Para evitar utilizar gorduras em frituras de imersão, uma boa dica é preparar o frango na air fryer (fritadeira elétrica). Assim, a carne fica crocante - semelhante à fritura em óleo - e também saborosa", explica a profissional.

Além disso, ela acrescentou que acompanhamentos cremosos ficam perfeitos com essa receita. "Para o acompanhamento, o ideal é que seja algo bem cremoso, como um creme de milho. Quando feito com ingredientes naturais (milho verde na espiga, em vez do enlatado, e creme de leite light ou sem lactose no lugar do tradicional), o creme de milho oferece muita energia e causa bastante saciedade apenas com uma pequena porção", finaliza Cristiane.

Receitas:
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