Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vitamina B3 é boa para o coração! Conheça 6 alimentos fontes de niacina
Guia Culinário 29/04/2019

Vitamina B3 é boa para o coração! Conheça 6 alimentos fontes de niacina

Você já deve ter ouvido falar nas vitaminas do complexo B – conhecidas, principalmente, por fazerem bem ao sistema nervoso. Só que o que muita gente esquece é que cada uma delas possui um benefício próprio. A niacina (vitamina B3), por exemplo, se destaca pelos benefícios que traz ao coração e ao sistema circulatório. Ela consegue reduzir o nível de colesterol “ruim” (LDL) e auxilia na circulação sanguínea. Quer conhecer os alimentos que são fontes de vitamina B3? Nós separamos 6 deles – confira!

Fígado é rico em niacina

Os miúdos, de forma geral (como vitelas, moelas e rins) são fontes importantes de vitamina B3. O fígado, em especial, é um alimento muito consumido pelos brasileiros e pode ser usado em diferentes receitas. Além de ser rico em niacina, ele também é supernutritivo, sendo fonte de minerais como o zinco e o cobre. Além disso, ele também auxilia no processo de cicatrização da pele, sabia? Por isso, é uma boa dica incorporá-lo a sua alimentação.

Peixes como atum e bacalhau são fontes de vitamina B3, ômega 3 e outras substâncias benéficas

Além de serem fontes importantes de ômega 3, os peixes (em especial o atum e o bacalhau) são ricos em vitamina B3. Ou seja, eles fazem bem ao sistema cardiovascular, nervoso e também auxiliam na digestão. Os peixes também rendem ótimas receitas para almoço e jantar – podem ser cozidos, fritos, assados, com diferentes ingredientes e temperos.

Semente de girassol é rica em vitaminas do complexo B

O universo das sementes também é muito benéfico à saúde, sabia? Elas são fontes de muitas substâncias importantes – dentre elas, a vitamina B3. A semente de girassol, em especial, também é rica em outras vitaminas do complexo B, como a B1, B6 e B9. Você pode usar essa semente para preparar saladas, farofas e até mesmo molhos. Vale lembrar que outras sementes, como a de abóbora, linhaça e chia também são fontes de niacina. Portanto, vale a pena incorporá-las ao seu cardápio diário.

Abacate é um alimento supernutritivo

Muita gente não sabe, mas o abacate é um dos alimentos mais nutritivos que existem – é rico em vitaminas, minerais, ácidos graxos, fibras e antioxidantes. A melhor parte é que ele pode ser usado no preparo de diversos pratos: pastas, saladas, sanduíches e no clássico guacamole (receita típica mexicana). O abacate também é conhecido por ser uma fruta gordurosa – no entanto, ele possui uma gordura monoinsaturada, que combate o colesterol ruim no sangue.

Frango com batata-doce é uma combinação rica em vitamina B3

Quem é que nunca ouviu falar na clássica combinação frango com batata-doce? Esse prato rico em proteínas e vitaminas fundamentais é conhecido justamente por ser bem nutritivo e saudável. A batata-doce, em especial, se destaca por ser fonte de muitas vitaminas – dentre elas, a niacina, que faz muito bem para o coração e ajuda a regular o nível de açúcar no sangue. Vale destacar que o frango também é fonte importante de vitamina B3. Portanto, essa combinação pode ser muito benéfica ao nosso corpo.

Aveia e outros cereais são fontes de niacina

Não se esqueça de também incorporar a aveia e outros cereais à sua alimentação. Existem opções em formas de farelo (de arroz, trigo e centeio, por exemplo) que são muito ricas em vitamina B3. Mas, além disso, os cereais também se destacam por serem fontes de fibras – ou seja, são fundamentais para o funcionamento do sistema digestório.

Obs.: Existem outros alimentos fontes de vitamina B3, como o leite, ovo e até mesmo o tomate (muito usado em saladas e sanduíches). Por isso, uma boa dica é também incluí-los na sua rotina de alimentação.