Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Páprica doce ou picante: saiba por que adotar o condimento em suas receitas
Guia Culinário 20/04/2018

Páprica doce ou picante: saiba por que adotar o condimento em suas receitas

Talvez você associe a páprica, doce ou picante, à culinária indiana, já que diversas especiarias vieram de lá. Ou então à Hungria, onde o ingrediente é praticamente regra no preparo de qualquer alimento salgado, estando presente até nos mais diversos sabores de pizza. Mas a verdade é que esse condimento é originário da América Central, especialmente na região onde se encontra o México. Pois é, eles não são apenas os exportadores do delicioso guacamole, mas também desse pimentão seco e moído que confere muito mais sabor a pratos ao redor do mundo.

Páprica doce e picante: qual a diferença?

Embora seja conhecida como páprica doce, isso não significa que seja utilizada no preparo de sobremesas. O que vai diferenciá-la da picante é a intensidade do seu sabor. Isso porque ela não é “ardida” como ocorre com as pimentas em geral, e por isso é mais indicada a pessoas que possuem sensibilidade a temperos mais acentuados. Já a picante faz jus ao nome e não tem nada de suave. Mas por que elas são tão diferentes? Simples: porque se tratam espécies e processos de fabricação distintos. Não é à toa que suas tonalidades não são iguais, sendo a doce mais clara que a picante.

Por ser antioxidante, a páprica ajuda a evitar doenças

Uma das grandes vantagens do consumo da páprica é que esse tempero é um poderoso antioxidante, já que é rico em vitaminas A, C e E. Isso significa que ela ajuda a combater os temidos radicais livres, aquelas moléculas que impedem o corpo de funcionar bem, ao fortalecer o sistema imunológico. Aliás, isso irá impedir também o envelhecimento precoce e evitar problemas cardiovasculares e doenças de uma maneira geral, como a gripe ou o câncer. Vale acrescentar que, assim como ocorre com as pimentas, possui capsaicina, que por sua vez ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo indicada a diabéticos.

Páprica ajuda a emagrecer

Quem está dieta e quer dar ainda mais sabor à comida que prepara pode sim utilizar a páprica como ingrediente. Afinal, ela é fonte de vitamina B6, também conhecida como piridoxina, o que significa que ajuda a acelerar o metabolismo, e consequentemente promover a perda de peso através da queima de gorduras. Isso sem falar que ela reduz os níveis de colesterol, sendo benéfica ao corpo como um todo.

Outra grande vantagem é que ela diminui a retenção de líquidos, o que ajuda a desinchar o corpo. Mas sabe quem mais evita essa sensação de corpo estufado? As fibras! E sim, a páprica também as possui em grandes quantidades. Isso significa que o sistema digestório fica bem regulado, fazendo com que a pessoa que consuma esse tempero não tenha mais que se preocupar com problemas como a prisão de ventre.

Pode ser usada em receitas para veganos

Por não ter origem animal, a páprica pode ser utilizada como um ingrediente tanto em receitas de vegetarianos quanto de veganos. Inclusive, pode ser o toque a mais que você precisa para preparar pratos deliciosos. O bacon vegano, que é uma ótima alternativa para substituir a carne de porco, por exemplo, é feito com páprica picante. O tempero também pode ser utilizado no preparo de chips de batata-doce, que é um snack altamente saudável. Mas se você gosta de comer carne, não há motivos para se preocupar, porque você pode aproveitar para preparar um goulash em casa. Caso não o conheça, saiba que ele se trata de um prato típico da Hungria, a “terra” da páprica.