Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saiba como diminuir o sal nas refeições: mas sem perder o sabor!
Guia Culinário 03/02/2015

Saiba como diminuir o sal nas refeições: mas sem perder o sabor!

Sempre advertido, mas pouco combatido, o sal parece ser um “mal necessário” à nossa alimentação pois, apesar de rica fonte de sódio ao nosso organismo, seu consumo excessivo representa diversos danos à saúde. E por mais que nutricionistas tentem diminuir a iguaria dos nossos cardápios de dieta, a “pitada” de sal em nossa culinária ainda representa números preocupantes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, o consumo diário de sal é de 12 g, enquanto o ideal deveria ser de apenas 5 g por pessoa.

“O sal não deve ser eliminado, ele deve ser moderado. O sódio presente em sua composição é essencial ao organismo e a sua falta pode causar letargia, fraqueza e convulsões. No entanto, consumida de maneira excessiva, ele pode provocar diversos problemas à saúde, como hipertensão e sobrecarga dos rins. O ideal é manter o equilíbrio alimentar”, destacou a nutricionista Joyce Xavier.

Então o que fazer? Comer ou não comer sal? Com foco no bem-estar e na alimentação correta e balanceada, montamos um delicioso cardápio de opções bem variadas e acessíveis para quem deseja deixar o sal, sem perder o bom gosto nas comidas. Abaixo temos cinco temperos deliciosos que podem substituir o sal em nosso dia a dia.

Alimentos para substituir o sal nas refeições

– Alho e cebola: Os acompanhamentos básicos de quase todos os nossos pratos fazem muito bem à saúde. O alho contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose. Juntos, os dois ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.

Manjericão: A erva já é amiga da cozinha há muito tempo. Você provavelmente já a usou diversas vezes e seu gostinho inconfundível é o toque que falta em molhos vermelhos, tortas ou saladas. O manjericão ajuda o sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo fortificante e antigripal.

– Alecrim: A planta confere um gostinho leve e especial quando usada na preparação de carnes vermelhas ou peixes. No arroz e em sopas é uma boa pedida também, perfumando o prato e a cozinha. Em relação à saúde, o alecrim combate o vírus da gripe e previne doenças dos rins, da retina e da catarata.

– Orégano: Não é só na pizza que o orégano é bem-vindo. Muitas pessoas evitam o tempero por considerá-lo forte demais, por isso, o segredo é colocar apenas uma pitadinha, combinada com outros ingredientes. As folhas de orégano fresco dão ainda mais aroma ao prato.

Outros alimentos que também servem muito bem em substituição ao sal: Sálvia, salsinha, pimenta, coentro, estragão, hortelã, menta, louro, tomilho, açafrão e gengibre.