6 benefícios do maracujá que vão além do efeito calmante

O maracujá é fonte de vitamina A, C, antioxidantes, fibras e minerais importantes para o corpo
O maracujá é fonte de vitamina A, C, antioxidantes, fibras e minerais importantes para o corpo

Você já deve ter ouvido falar no potencial calmante do maracujá - alimento que ajuda a tranquilizar a mente e tratar problemas como a insônia, por exemplo. Só que muitas pessoas não sabem que essa fruta também traz uma série de benefícios para saúde, pois é rica em vitaminas, minerais e outras substâncias importantes para o organismo. Quer saber mais sobre os benefícios do maracujá? É só continuar lendo!

Fruta é rica em antioxidantes

Um dos principais benefícios do maracujá é o fato de ele ser rico em substâncias antioxidantes, que impedem a atuação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento e a degeneração celular e também evitam o surgimento de tumores. O maracujá é rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e auxilia no funcionamento do corpo como todo.

Por ser fonte de vitamina A, maracujá melhora a saúde dos olhos

Você sabia que o maracujá também é fonte de vitamina A? Essa substância é conhecida por auxiliar na saúde dos olhos, pois protege a córnea e evita problemas relacionados à visão. A deficiência dessa vitamina pode ocasionar a cegueira noturna, que consiste na dificuldade de enxergar em ambientes escuros. Mas além disso, a vitamina A também atua como importante antioxidante, é importante para a saúde dos ossos e do sistema nervoso.

Fruta é rica em fibras, auxiliando na digestão

Outro ponto positivo do maracujá é que ele é uma fonte importante de fibras, que auxiliam no processo de digestão. As fibras solúveis, em especial, são as mais encontradas na fruta. Elas conseguem se misturar à água, formando um gel viscoso e mais volumoso no estômago. Por isso, elas prolongam a sensação de saciedade e são ótimas para quem precisa perder peso. As fibras também ajudam a reduzir o colesterol ruim e contribuem para o funcionamento do sistema digestório.

Maracujá é fonte de minerais importantes para a estrutura óssea

Para fortalecer a estrutura óssea do corpo, o maracujá também é muito indicado. Ele é fonte de minerais importantes, como o cálcio, ferro, magnésio, cobre e fósforo. Eles ajudam a manter os ossos bem fortalecidos e protegidos. Mas além disso, os minerais são importantes para os sistemas imunológico, cardiovascular, evitam problemas como a anemia (em especial, com a ajuda do ferro) e também concedem energia para o corpo.

Sementes de maracujá fazem bem para a saúde

Ao contrário do que muita gente pensa, as sementes de maracujá não são maléficas ao organismo. Na verdade, elas são fontes importantes de antioxidantes - em especial, o piceatannol, um composto químico que atua como antioxidante, prevenindo o câncer e doenças degenerativas. Além disso, as sementes dessa fruta também são ricas em fibras - que, como já citamos, auxiliam no processo de digestão.

Maracujá ajuda a regular a pressão sanguínea

Para quem sofre com problemas de pressão, o maracujá também pode ser um grande aliado. Ele é fonte do mineral potássio, que se destaca por auxiliar no processo de contração muscular e, sendo assim, também ajuda a manter o ritmo de circulação sanguínea. Por isso, o maracujá é considerado um ótimo alimento para a saúde do coração.

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