Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Abril Marrom: como a alimentação pode evitar problemas de visão
Guia Culinário 01/04/2019

Abril Marrom: como a alimentação pode evitar problemas de visão

Você sabia que o mês de abril é destinado, nacionalmente, à conscientização da cegueira e problemas de visão? Em 2016, o Abril Marrom foi inaugurado com o intuito de promover debates e palestras (com médicos e profissionais da saúde) para esclarecer pontos importantes sobre a saúde ocular. O mais interessante é que a alimentação tem um grande papel nisso, pois fornece nutrientes importantes para os olhos e o organismo de forma geral. Quer conhecer os alimentos que ajudam a prevenir problemas de visão? Nós separamos alguns e listamos seus benefícios. Confira:

Peixes, como salmão e atum, são ricos em ômega 3 e vitamina A

Para quem quer ter um estilo de vida saudável, incorporar os peixes à alimentação é sempre uma boa dica. Afinal, eles são ricos em vitaminas e nutrientes fundamentais para o organismo. Mas quando se trata da saúde dos olhos, os peixes se tornam ainda mais importantes, sabia? Isso porque eles são fontes de ácido graxo ômega 3, substância responsável por recobrir a retina, evitando a chamada “síndrome do olho seco” e prevenindo a degeneração macular.

Além disso, os peixes são ricos em vitaminas importantes para o corpo: A, D, E e do complexo B. A vitamina A, em especial, é conhecida justamente por melhorar a saúde dos olhos, pois tem a função de proteger a córnea. Vale destacar que a deficiência dessa vitamina pode ocasionar problemas, como a cegueira noturna.

Ovos são fontes de zinco, vitamina A e foto-oxidantes importantes para a visão

Os ovos também são alimentos importantes para a saúde dos olhos. Fontes de zinco e vitamina A, eles também ajudam a proteger a córnea e evitar problemas de degeneração macular. Outro ponto positivo é que a gema do ovo contém foto-oxidantes que também contribuem para a saúde ocular.

A luteína, em especial, é um carotenoide responsável por conceder o tom amarelado da gema. Mas o que muita gente não sabe é que essa substância é importante para a visão, pois protege a retina. Com o tempo, ela pode faltar nos tecidos oculares, o que pode ocasionar a degeneração macular e outros problemas de visão. Portanto, é importante manter esse nutriente na rotina de alimentação. Além do ovo, existem outros alimentos fontes de luteína: vegetais como couve, aipo e espinafre.

Frutas vermelhas, como amora e framboesa, são ricas em vitamina C e antioxidantes

Outra dica interessante é buscar uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes. Frutas vermelhas, como framboesa, amora e morango são fontes importantes de vitamina C, que fortalece o corpo como um todo – sendo importante, inclusive, para a saúde dos olhos. Mas além dessa vitamina, essas frutinhas também possuem outros antioxidantes importantes que combatem a degeneração das células – inclusive as da retina, evitando problemas diversos relacionados à visão. Além das frutas vermelhas, você pode recorrer às opções cítricas, como limão, tangerina e abacaxi, que também são ricas em antioxidantes.

Alimente-se com muitos legumes, verduras e vegetais que são ricos em carotenoides

Para manter o organismo em equilíbrio e garantir a saúde ocular, também é importante ter uma alimentação rica em legumes, verduras e vegetais (como cenoura, brócolis, couve e frutas como o tomate). Esses alimentos têm diversas substâncias benéficas – vitaminas, sais minerais e proteínas diversas. Mas o que se destaca, neste caso, é a presença dos carotenoides, pigmentos naturais que são convertidos em vitamina A no organismo. Ou seja, também ajudam a combater a deterioração da mácula e a proteger a retícula.