Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 receitas para fazer em casal perfeitas para o Dia dos Namorados
Guia Culinário 11/06/2021

5 receitas para fazer em casal perfeitas para o Dia dos Namorados

Preparar um jantar romântico à luz de velas é o programa perfeito para curtir o Dia dos Namorados. Cozinhar em casal enquanto escuta música, ainda por cima, pode ser uma boa forma de relaxar, aproveitar um momento a dois e fazer um trabalho colaborativo para preparar uma comida deliciosa. Aqui, nós separamos 5 receitas para o Dia dos Namorados saborosas e ao mesmo tempo saudáveis – desde salgadas até doces – que têm tudo a ver com a data e podem ser feitas em conjunto. Inspire-se com essas ideias e prepare um cardápio bem romântico!

1. Pizza caseira

Comer uma pizza caseira à noite tem tudo a ver com o Dia dos Namorados, não é mesmo? Mas, caso você não queira fazer uma receita muito pesada em carboidratos, aqui vai uma dica de ouro: é possível fazer uma pizza de tapioca, incrementada com vegetais, que fica de dar água na boca! Essa opção é menos calórica e mais rápida de preparar (pois, assim, você não precisa fazer a massa da pizza).

Ingredientes

– Goma de tapioca

– Queijo padrão ralado a gosto

– Tomates cereja a gosto

– 1 cebola roxa cortada em fatias finas

– Folhas de rúcula

– Cogumelos shimeji picados (opcional)

– Orégano a gosto

Em uma frigideira antiaderente, despeje a goma de tapioca até ficar uma camada mais grossa (que será a massa da pizza). Leve para o fogo baixo e deixe uns minutos, até a goma colar bem. Em seguida, vire a tapioca, apague o fogo e coloque os ingredientes por cima: comece colocando o queijo ralado, os tomates cereja, a cebola fatiada, as folhas de rúcula, os cogumelos e, por fim, o orégano a gosto. Depois de montar a pizza, leve a frigideira novamente para o fogo baixo, tampe-a (para que o queijo derreta bem) e espere mais uns minutos. Quando o queijo já estiver derretido, basta servir o prato. Fica uma delícia e é bem simples de fazer, né?

2. Batata recheada

Outro prato diferenciado que combina com o Dia dos Namorados é a batata recheada. Essa receita é relativamente simples de preparar (principalmente em casal) e pode ser recheada de diferentes formas: com estrogonofe, pasta de frango, mix de queijos, ervas finas, creme de camarão e por aí vai. Depende do gosto de cada um! Aqui, nós separamos uma opção vegetariana – rica em fibras, vitaminas e minerais – que fica de dar água na boca.

Ingredientes

– 2 batatas inglesas orgânicas Taeq grandes

– Azeite

– 1 cebola orgânica Taeq picada

– 1 tomate orgânico grande Taeq picado

– ½ pote de palmito Taeq escorrido e picado

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– 4 colheres de sopa de queijo cottage Taeq

– Salsinha e cebolinha picadas a gosto

Para começar, embrulhe as batatas (inteiras, com casca e já lavadas) em papel alumínio e leve-as para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 50 minutos. Você também pode cozinhá-las em uma panela com água por 40 minutos. Fica por sua conta! Depois de conferir que as batatas estão devidamente cozidas, posicione-as em um prato e, então, faça um corte reto, no sentido do comprimento, de uma extremidade a outra. Depois, use uma colher para tirar parte da polpa e reserve. Assim, você abre um buraco nas batatas que será preenchido com o recheio. Bem simples, né?

Chegou a hora de preparar o recheio! Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e adicione a cebola picada. Refogue por uns minutos, deixe-a dourar, adicione o tomate picado e o palmito. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture mais um pouco. Em seguida, transfira o recheio para um recipiente, adicione o queijo cottage, salsinha e cebolinha a gosto. Coloque o recheio dentro das batatas e prontinho!

3. Macarrão ao molho branco

Massas de uma forma geral também são ótimas para servir no Dia dos Namorados. E, para dar uma diversificada, uma boa sugestão é apostar no macarrão ao molho branco. Além de ser fácil de preparar, essa receita fica bem saborosa e pode ser incrementada com diferentes ingredientes – milho, ervilha e outros vegetais que deixam o prato mais colorido.

Ingredientes

– 1 pacote de talharim (500 g)

– 1 cebola média picada

– Azeite

– 500 ml de leite

– 1 colher de sopa de amido de milho

– Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

– 2 colheres de sopa de queijo padrão ralado (opcional)

Para começar, você deve preparar o molho branco, que costuma ser mais demorado. Em uma panela, coloque um pouco de azeite, a cebola picada e deixe refogar por uns minutos (até que ela fique transparente). Em seguida, dissolva o amido de milho no leite e acrescente a mistura à panela. Em seguida, adicione os temperos (sal, pimenta e noz moscada a gosto) e siga misturando. Deixe no fogo médio/baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, até que o molho comece a engrossar. Para finalizar, adicione o queijo ralado (opcional), misture um pouco, apague o fogo e tampe a panela.

Agora que o molho já está pronto, basta preparar o macarrão! Primeiro, encha uma panela grande de água (o suficiente para cobrir o macarrão) e leve para ferver já com um pouco de sal. Quando começar a borbulhar, adicione o macarrão e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos – ou até a massa ficar al dente. Quando estiver cozido, basta escorrer e servir com o molho branco.

Obs.: Você ainda pode incrementar a receita com mais queijo, milho e ervilha (basta colocar os ingredientes no molho e misturar bem). Fica delicioso!

4. Fondue de chocolate meio amargo

Entre as receitas para fazer em casal, o fondue de chocolate é com certeza uma das melhores opções! Aqui, a nossa dica é usar um chocolate meio amargo (que tem um teor mais alto de triptofano e antioxidantes) e diferentes frutas, como morango, banana, uva e kiwi para servir o doce.

Ingredientes

– 200 g de chocolate meio amargo picado

– 1 caixa de creme de leite

– 1 caixa de morango lavados e picados

– 2 bananas grandes cortadas em rodelas

– 1 cacho de uvas sem caroço lavadas

– 3 kiwis picados

Para começar, coloque o chocolate e o creme de leite em um recipiente e derreta em banho-maria. Quando já estiver completamente derretido, transfira para uma panela de fondue e mantenha o fogo baixo (para que o chocolate permaneça quente). Coloque as frutas picadas em potinhos e, então, é só se deliciar com essa maravilha. É de dar água na boca, né?

5. Mousse de maracujá

Outra sobremesa para o Dia dos Namorados que faz sucesso – e é bem simples de preparar – é a mousse de maracujá. A melhor parte é que, em vez de fazer uma receita muito calórica e rica em açúcares, como a com leite condensado, é possível preparar uma versão com iogurte natural e outros ingredientes mais saudáveis. Fica a dica!

Ingredientes

– 2 maracujás grandes

– 300 ml de água

– 2 colheres de sopa de açúcar demerara

– 1 iogurte natural Taeq

– 1 caixa de creme de leite light

Primeiro, coloque as polpas dos maracujás no liquidificador, adicione a água e o açúcar demerara. Bata por 2 minutos. Depois, adicione o iogurte natural, o creme de leite e bata novamente. Coloque a mousse em tacinhas e leve para a geladeira por pelo menos 3 horas. Prontinho!