5 plantas para ter em casa cujas folhas preparam ótimos chás

O chá de hortelã é um dos mais saborosos e benéficos para a saúde
O chá de hortelã é um dos mais saborosos e benéficos para a saúde
Cristiane Coronel

Consultor:

Cristiane Coronel

Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul

Você já pensou em cultivar plantas medicinais em casa? Existem ervas que são fáceis de cuidar, rendem excelentes chás e também podem ser usadas como tempero. Ou seja, são ótimas para quem tem (ou quer ter) uma hortinha caseira. Para saber mais sobre plantas fáceis de cultivar - e seus benefícios -, nós conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel. Ela listou 5 plantas ótimas para ter em casa. Confira!

1. Hortelã é rica em vitaminas

Muito provavelmente você já ouviu falar na hortelã. Afinal, ela é uma das plantas medicinais mais conhecidas e usadas no preparo de chás. O lado bom é que ela pode ser facilmente cultivada em vasos pequenos - ou seja, é bem fácil de ter em casa.

De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, a hortelã é uma erva cheia de propriedades benéficas: "A hortelã pode tanto ser ingerida como inalada, pois possui ações antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias além de conter antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina. Ela também relaxa os músculos do estômago e melhora o fluxo de bile, que o corpo usa para digerir as gorduras", explica a profissional.

2. Erva-cidreira rende ótimos chás digestivos

Outra planta muito conhecida é a erva-cidreira, que tem pequeno porte (pode ser cultivada em vasos pequenos) e um aroma característico. Segundo a nutricionista, a erva-cidreira é ótima para o preparo de chás digestivos. "Uma erva muito conhecida dos amantes do chá, a erva-cidreira tem um plantio fácil. Essa erva além de poder ser utilizada para tratar problemas digestivos, também pode atuar no controle dos sintomas da ansiedade, pois possui propriedades calmantes, garantindo a sensação de tranquilidade e bem-estar. Para fazer o chá de erva-cidreira é aconselhado usar somente as suas folhas, tanto secas quanto frescas", complementa Cristiane.

3. Camomila é conhecida por ser calmante

Quem nunca tomou um chazinho de camomila para relaxar e tranquilizar a mente? Essa planta é conhecida por suas propriedades calmantes e também é superfácil de cultivar em casa. "O chá de camomila pode ser preparado usando as flores secas da planta ou os sachês que se compra no supermercado. Os principais benefícios desse chá são: redução da hiperatividade, ajuda a acalmar e a relaxar, alívio do estresse, auxílio no tratamento da ansiedade, ajuda no tratamento de problemas no estômago (como digestão e úlceras), no tratamento de feridas, dores e inflamações em geral", afirma a nutricionista.

4. Alecrim é rico em fibras, vitaminas e minerais

O alecrim é uma ótima planta para preparar chás e temperar pratos (como carnes, massas e sopas). Afinal, ele tem um sabor único e é cheio de propriedades benéficas. De acordo com a nutricionista, essa é uma das plantas mais indicadas para ter em casa. "O alecrim é rico em fibras, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e praticamente não possui contraindicações. Pode ser tomado em infusão, sem ferver a planta, ou somente deixando um ramo fresco dentro de uma jarra de água, que se tomará durante o dia. É usado também para decorar e temperar pratos e receitas salgadas, como purês", comenta a profissional.

5. Sálvia funciona como ótimo tempero

Apesar de não ser tão conhecida, a sálvia é uma das plantas medicinais mais benéficas e fáceis de cultivar. Ela é muito usada para temperar pratos e traz muitos benefícios para a saúde. "Seu chá é indicado como expectorante para gripes e resfriados, para lavar feridas infeccionadas e para inalação. Na cozinha, é bastante usada no tempero de carnes. Na Itália, por exemplo, tempera-se a massa com manteiga e folhas de sálvia. Além disso, a sálvia também serve para tratar cólicas menstruais, ansiedade, insônia e sintomas da menopausa", finaliza a nutricionista.

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