Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 maneiras de acrescentar o palmito na sua alimentação de forma variada
Guia Culinário 07/06/2019

5 maneiras de acrescentar o palmito na sua alimentação de forma variada

Um dos ingredientes favoritos dos veganos e vegetarianos é o palmito – um vegetal bem nutritivo, saboroso e fácil de usar em receitas. O lado bom é que ele é fonte de vitaminas (A, C e do complexo B), em fibras e minerais importantes para a saúde, como cálcio, potássio e magnésio. Por isso, é sempre bom que você inclua esse alimento na sua alimentação diária – tanto no almoço, quanto no lanche e na janta. Para te ajudar, nós separamos 5 maneiras bem simples de acrescentar o palmito ao seu dia a dia. Confira!

Coloque na salada da janta ou almoço

Quem gosta de saladas bem diversas com certeza já preparou versões com mix de folhas, legumes e palmito. O lado bom desse vegetal é que ele combina superbem com todo tipo de salada – inclusive aquelas que levam frutas. Portanto, a nossa dica é que você sempre tenha um pote de palmito em conserva em casa para acrescentá-lo na hora de preparar a salada.

Faça canapés de palmito para o lanche

Uma boa dica para usar o palmito no lanche é preparar canapés, que são tira gostos feitos com fatias de pães incrementados com diferentes ingredientes. A pasta de palmito temperada, por exemplo, é uma opção bem nutritiva e saborosa, que você até pode usar para receber amigos em casa. Para preparar é bem simples: corte fatias de pão ou torradas e coloque a pasta de palmito em cima. Em vez de usar pão, outra dica interessante é cortar rodelas de abobrinha ou cenoura e usar o palmito para rechear – que tal?

Aposte no hambúrguer vegetariano de palmito

O hambúrguer vegetariano de palmito é uma versão mais light e saudável do prato – o palmito deve ser misturado com cebola, pimentão, salsinha, ovo, azeitonas, mostarda e farinha de rosca. Depois de montar os hambúrgueres é só assá-los no forno com um pouco de azeite e temperos diversos (como alecrim e pimenta). Essa é uma ótima maneira de incorporar o palmito ao cardápio do lanche.

Coloque o palmito em sopas e massas

Os pratos principais, como massas (macarrão, lasanha e nhoque, por exemplo) e sopas também podem ser preparadas com o palmito. Basta usar o vegetal para incrementar as receitas, usando-o como ingrediente extra ou principal (sopas feitas apenas com creme de palmito, por exemplo, ficam uma delícia).

Já pensou em preparar doces com palmito?

Muita gente não sabe, mas também é possível preparar doces com palmito, como pudins, mousses e tortas para sobremesa. O mousse de palmito, por exemplo, pode ser preparado com leite, gelatina sem sabor e creme de leite light. Existem várias receitas de sobremesas com palmito que você pode incorporar ao cardápio – até mesmo pudins salgados. Vale a pensa usar a criatividade para incorporar esse vegetal tão benéfico ao dia a dia de alimentação.