Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chocolate emagrece: 5 motivos para comer sem culpa!
Guia Culinário 24/04/2015

Chocolate emagrece: 5 motivos para comer sem culpa!

Chocolate pode ajudar a emagrecer ou, até mesmo, perder peso? Apesar da sua má reputação, há uma série de benefícios que essa guloseima tão adorada traz para a saúde. Mas não se esqueça: os benefícios só são reais quando consumido na quantidade certa. Outro ponto importante é que existem diferentes tipos de chocolates, como o amargo, o meio amargo, ao leite, o chocolate branco, e até mesmo nas versões diet, light e zero, sendo os mais recomendados, por conterem menos açúcar.

O chocolate é constituído por flavonoides, compostos fenólicos que defendem o organismo como antioxidantes, por sais minerais e vitaminas (A, B, C, D e E). Pesquisas já confirmaram qua as versões mais amargas são mais saudáveis, isso pois apresentam maior concentração de cacau, enquanto as versões “ao leite” e “branco” têm concentração maior de açúcar e gorduras saturadas. “Devido a presença de antioxidantes, vitaminas e minerais o chocolate amargo contém vários benefícios para o nosso corpo, inclusive a redução da pressão arterial e melhora da sensibilidade à insulina”, atesta a nutricionista Anete Souza Mecenas, especialista em alimentos funcionais, esporte e nutrigenômica.

Descubra 5 motivos para comer chocolate!

1. Ajuda a emagrecer!

O consumo de chocolate pode ajudar na sensação de saciedade e a não exagerar nas refeições. Uma pesquisa feito pelo Departamento de Ciência do Alimento e Biotecnologia da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, divulgou que os ácidos fenólicos presentes no cacau são responsáveis pela ação emagrecedora. Estes ácidos ajudam a aumentar a produção de leptina, o hormônio da saciedade, e ainda ajuda a queimar calorias. Além disso, a presença de antioxidantes no chocolate previne o acúmulo de gorduras na célula.

2. Combate doenças do coração!

O cacau, como dito antes, é rico em antioxidantes, o que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol total e colesterol ruim (LDL). Esses ajudam a diminuir a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, prevenindo assim também casos de AVC. O instituto Karolinska, na Suécia, descobriu que as mulheres que comiam aproximadamente 60 gramas de chocolate por semana estavam 20% mais protegidas contra derrames do que as que não comiam o doce. É importante lembrar que os mais amargos são os mais recomendados por terem maior quantidade de cacau.

3. Acelera o metabolismo!

O chocolate pode ajudar a acelerar o metabolismo, desde que inserido em uma alimentação balanceada. Isso ocorre pois é rico em cafeína, que acelera o metabolismo e, por consequência, ajuda a queimar calorias. As versões amargas, mais uma vez, são as mais recomendadas para esse benefício ser real.

4. Evita o envelhecimento precoce!

Por serem ricos em antioxidantes e vitaminas A e B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres no organismo. Quando estes estão em níveis elevados no corpo, podem causar danos a saúde. “Eles neutralizam os radicais livres, famosos por apressar o envelhecimento e provocar câncer”, conta a nutricionista, que é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ.

5. Te deixa mais feliz!

“É importante destacar que o chocolate promove bem-estar, por conta da ação estimulante da secreção de feniletilamina no corpo”, afirma Anete. A feniletilamina é uma substância que causa sensação de extremo bem-estar ao ser ingerida, pois é uma precursora da serotonina, neurotransmissor conhecido como a substância do bem-estar.