Exterminadores de gordura: Conheça os alimentos que deixam o seu corpo perfeito!

Para quem quer deixar o corpo mais bonito, seco e musculoso sem descuidar, logicamente, da saúde, mudar ou reeducar a alimentação é um fator determinante. Além da dieta, sempre seguindo os parâmetros da funcionalidade nutricional, incluir opções que cortam a compulsão por doces e garantem a saciedade é uma ótima ideia para manter o peso ideal. Conhecidos como "exterminadores de gordura", alguns alimentos são perfeitos para nos deixar longe de qualquer possibilidade de "recaída".

Por serem ricos em fibras e/ou gorduras boas, que aceleram o metabolismo, os alimentos "exterminadores" são, naturalmente, grandes fontes de saciedade. Para a nutricionista Natália Eudes, a gordura corporal em excesso reflete desequilíbrio no consumo calórico e escolhas alimentares, além da desaceleração do organismo. "A vontade de comer doces reflete desequilíbrio sobre carboidratos. Nozes, amêndoas, castanhas (sem sal) ajudam a aumentar a serotonina, trazendo a sensação de bem-estar que afasta esta compulsão", explica.

Sendo assim, a especialista sugere algumas opções de termogênicos que podem ser incluídos em outros alimentos, como gengibre nos sucos, curry no arroz integral, pimenta no frango e canela no iogurte desnatado, que, além de conferir mais sabor às refeições, facilitam na perda de peso.

E para quem acha que a melhor forma de emagrecer é cortar de vez as fontes de gordura, um alerta: os ácidos graxos essenciais monoinsaturados, conhecido popularmente como "gorduras boas" colaboram para a saciedade da refeição. "Sem saciedade, o indivíduo é levado ao consumo exagerado de alimentos e ganho de peso", salienta Natália. Ela acrescenta que o óleo de coco e azeite podem ser usados para aumentar a saciedade das saladas no almoço e no jantar, enquanto o abacate pode ser associado a cacau ou à canela para lanches eventuais.

Benefícios dos alimentos "exterminadores de gordura"

Oleaginosas – São diversos os benefícios das castanhas, nozes e amêndoas para a saúde. Redução do colesterol ruim, diminuição da pressão arterial, sensação de saciedade devido ao excesso de fibras e sensação de bem-estar são alguns dos principais.

Abacate –
Rico em carotenóide luteína, o abacate colabora com a saúde dos olhos. Além disso, é rico em fibras, antioxidantes e ácido fólico, o que favorece o emagrecimento saudável e preserva a saúde da pele.

Azeite e óleo de coco –
Fontes de gorduras boas, o azeite e o óleo de coco além de serem ótimos para temperos, devido ao sabor agradável. Além disso, eles oferecem sensação de saciedade e possuem ação anti-inflamatória.

Canela e gengibre –
Termogênicos naturais, a canela ajuda a controlar a diabetes, pois melhora a utilização do açúcar e o gengibre realça o sabor de sucos e saladas. Outro benefício é que são ricos em antioxidantes, combatendo o envelhecimento celular e reduzem o colesterol.

Curry e Pimenta –
Estes temperos combatem a pressão arterial, já que, ao consumi-los, tende a haver a diminuição do uso do sal nas refeições. Enquanto o curry possui uma variedade de aminoácidos e proteínas que colaboram para a queima das células de gordura, a pimenta conta com capsaicina, um composto que auxilia a digestão.

A Dra. Natalia Eudes dá outras dicas de nutrição através de sua página no Facebook: facebook.com/NutricionistaDraNataliaEudes

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Receitas com pouca gordura

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