Organismo protegido: Descubra 6 alimentos ricos em flavonoides

<strong>Uva –</strong> As uvas e seus derivados (vinho tinto e suco de uva) são ricos em catequinas e estão associadas à redução no risco de doenças cardíacas
<strong>Uva –</strong> As uvas e seus derivados (vinho tinto e suco de uva) são ricos em catequinas e estão associadas à redução no risco de doenças cardíacas
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<strong>Uva –</strong> As uvas e seus derivados (vinho tinto e suco de uva) são ricos em catequinas e estão associadas à redução no risco de doenças cardíacas
<strong>Uva –</strong> As uvas e seus derivados (vinho tinto e suco de uva) são ricos em catequinas e estão associadas à redução no risco de doenças cardíacas
O nome pode até soar estranho e suas funções não serem das mais conhecidas, porém os flavonoides fazem parte diária das nossas vidas, sobretudo na alimentação. Compostos bioativos encontrados em frutas, legumes, verduras e, até mesmo, em cafés e no chás, eles possuem propriedades antioxidantes, como a vitamina C, e anti-inflamatórias que ajudam na defesa de diversas doenças e auxiliam o bom funcionamento do organismo.

Os flavonoides já despertaram interesse no meio acadêmico, tornando-se objeto de muitos estudos, mas há consenso de que ainda há muitas funcionalidades a serem descobertas por trás desses compostos. No entanto, pesquisas recentes detectaram que o consumo regular de alimentos ricos na substância pode prevenir doenças como o câncer e problemas cardiovasculares. De acordo com as análises nutricionais, o ideal é ingerir 31 mg do nutriente por dia.

"Os flavonoides são substâncias encontradas nos mais diversos alimentos e que auxiliam a proteger a saúde do nosso organismo. Eles estão associados a uma redução no risco de desenvolvimento de diversas doenças, por sua ação antioxidante, que defende as células contra os danos causados pelos ataques dos radicais livres, assim retardando o envelhecimento precoce", destacou o nutricionista Bruno Chlamtac.


Fáceis de serem encontrados

A lista dos alimentos ricos em flavonoides é grande. Há diversos alimentos que são fonte desses compostos orgânicos e, o melhor, é que eles são facilmente encontrados em qualquer mercado. Os flavonoides estão presentes em frutas como uva, morango, maçã, romã, blueberry, framboesa e em outras de coloração avermelhada; em vegetais como brócolis, espinafre, couve e cebola; em cereais e sementes, como nozes, soja, linhaça, e até no chocolate e no mel.

Por isso, tente sempre inclui-los em sua dieta. Uma dica final é montar o prato de maneira bem colorida, pois muitas frutas e vegetais coloridos são ricos em flavonoides. Sempre que for possível, para que não seja prejudicado pelos efeitos persistentes de pesticidas e fertilizantes, dê preferência a alimentos de origem orgânica.


6 alimentos ricos em flavonoides!

Cebola – Esse vegetal é uma das principais fontes de flavonoides na dieta regular das pessoas. Além disso, as cebolas são conhecidas por suas propriedades anti-inflamatória e antibacterianas.

Maçã –
Essa fruta é rica em vitaminas, sais minerais, fibras e um flavonoide chamado quercitina, que ajuda a reduzir o risco de doenças vasculares cerebrais (como o AVC) e certos cânceres.

Brócolis –
Esse vegetal é rico em flavonoides que previnem o desenvolvimento de câncer, sobretudo o câncer de pulmão de fumantes.

Uva –
As uvas e seus derivados (vinho tinto e suco de uva) são ricos em catequinas e estão associadas à redução no risco de doenças cardíacas, infarto do coração e redução do colesterol no sangue.

Alho –
É rico em flavonoides e compostos sulfurados que têm propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais. Estudos também mostram que o alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e prevenir doenças cardíacas.

Soja –
O grão de soja é rico em isoflavonas com importantes funções no aparelho reprodutor feminino. As isoflavonas da soja são usadas para reduzir os sintomas da menopausa, da osteoporose de colesterol no sangue.
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