Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você sabia que o suco de uva faz bem para o coração? Entenda as razões
Guia Culinário 20/09/2017

Você sabia que o suco de uva faz bem para o coração? Entenda as razões

Se a ciência diz que uma taça de uva por dia faz bem para o coração, imagine um copo de suco de uva integral? A bebida natural da polpa de fruta é recomendada para deixar o organismo em ordem e a saúde cardiovascular forte e longe de problemas. Entenda como o suco de uva orgânico age em nosso coração e como podemos inclui-lo em refeições em um plano alimentar saudável e nutritivo.

Preparado a partir da uva inteira (casca, polpa e sementes), sem adição de açúcar, água ou conservantes que possam alterar as propriedades da bebida, o suco integral preserva todos os nutrientes da fruta. Dentre essas propriedades, destaca-se a presença dos agentes antioxidantes, principalmente a substância “resveratrol”, responsável por auxiliar as demais funções do nosso coração. Outro elemento importante para a saúde cardíaca presente na uva é a arginina, aminoácido que facilita a circulação sanguínea.

“O suco de uva integral também possui arginina, um aminoácido responsável por melhorar a circulação sanguínea, o que gera um grande benefício ao coração, principalmente para os indivíduos que possuem problemas com a pressão arterial e doenças cardíacas”, reitera a nutricionista Paola Lisboa.

4 benefícios do suco integral de uva para a nossa saúde

1 – Melhora a saúde da pele: Os componentes antioxidantes da uva são conhecidos por retardarem o envelhecimento precoce das células e garantir uma pele bonita e jovem por mais tempo. O consumo regular do suco integral diminui o aparecimento das rugas e marcas de expressão causadas pela idade.

2 – Faz bem para o cérebro: Já ouviu falar que a uva faz bem para a memória? Isso se deve pela presença de resveratrol, que também atua beneficiando as funções cognitivas. A substância atua diminuindo os riscos da degeneração, causada pelo Mal de Alzheimer, por exemplo, impedindo que a doença se desenvolva.

3 – Fortalece a imunidade: Devido à presença dos antioxidantes, o suco de uva também se torna um aliado do nosso sistema imunológico, diminuindo a propensão de gripes, resfriados e inflamações comuns no organismo.

4 – Atua na prevenção do câncer: A prevenção do câncer de mama e de cólon está diretamente associadas com a presença do resveratrol no organismo. Isso porque a substância atua como um antiestrogênico, capaz de eliminar as células cancerígenas e participar do tratamento desses tipos de câncer.

Recomendações e cuidados de consumo para o suco de uva integral

Segundo Paola Lisboa, vale ressaltar que os benefícios da bebida para o coração e para o bem-estar geral do organismo só existem no suco de uva integral: “Aqueles que são vendidos na garrafa de vidro, onde só existe suco de uva em sua composição”, alerta a profissional, contatando ainda que a recomendação de consumo varia de pessoa para pessoa, porém, o ideal é de 200 a 300ml por dia.