Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Uva faz bem para a memória! Descubra como essa fruta ajuda a ativar o cérebro
Guia Culinário 19/04/2017

Uva faz bem para a memória! Descubra como essa fruta ajuda a ativar o cérebro

Pequenas, frágeis, mas muito (muito!) saborosas, as uvas merecem destaque especial no nosso cardápio de frutas poderosas para a saúde! Donas de propriedades extremamente benéficas para o organismo, estudos recentes comprovam que elas são responsáveis por dar um “up” em nossas atividades cerebrais, inclusive, melhorando a capacidade de memória!

De acordo com a nutricionista Daniella Chein, em sua forma natural (ou através do suco integral da fruta), a uva é fonte de vitaminas do complexo B, C, K e E, além dos minerais cálcio, ferro, zinco, potássio, fósforo e magnésio, que também são aliados quando o assunto é boa memória e cérebro ativo:

“Estudos da Universidade Americana de Cincinnati provaram que os antioxidantes presentes na uva e em sua casca, em especial o resveratrol, são capazes de reforçar a atividade cerebral, o que acarreta na recuperação de boa parte da memória. Esse poderoso antioxidante age diretamente na células, trazendo tais benefícios”, explica a profissional.

O resveratrol e os benefícios para o cérebro

Encontrado principalmente nas sementes das uvas roxas, a substância antioxidante se torna um perfeito aliado para o bem-estar cerebral. Isso acontece porque o resveratrol auxilia no transporte de oxigênio para o órgão, beneficiando todas as funções, além disso, ele protege as células cerebrais, prevenindo a morte causada pela deficiência de oxigênio.

A substância também atua na ativação da memória e na prevenção do Mal de Alzheimer, demência e outras doenças degenerativas causadas pela ausência do resveratrol no cérebro, proporcionando assim uma qualidade para nossa saúde mental.

Onde encontrar a substância – Além da uva e seus mais diversos tipos de uso (sucos integrais e vinho, por exemplo) alimentos como mirtilos, amendoim e o chocolate meio amargo também são boas fontes de resveratrol. Outra maneira de incluir a substância no seu dia a dia, é através da suplementação, mas esta deve ser acompanhada e indicada por um profissional da saúde.

5 outros benefícios da uva para o nosso organismo

1 – Faz bem ao intestino: Por ser fonte de fibras dietéticas, o consumo da uva também pode ajudar a tornar o trânsito intestinal saudável e funcionando de maneira correta. A fruta previne a constipação e ajuda na limpeza do estômago.

2 – Torna a pele bonita e saudável: Rica em agentes antioxidantes, a pequena fruta atua no combate das ações dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células e proporcionando uma pele jovial por mais tempo. Rugas e acne também são reduzidos com o seu consumo.

3 – Livre de gripes e resfriados: A uva também é uma boa fonte de vitamina C para o nosso organismo. Essa substância é responsável por tornar o nosso sistema imunológico saudável, diminuindo os riscos das doenças crônicas e outras enfermidades.

4 – Contribui para a saúde cardiovascular: Suas propriedades antioxidantes ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares, tais como AVC, derrame e infarto. Tornando o coração saudável, a uva também atua na redução do colesterol e controla os níveis da pressão arterial.

5 – Previne doenças oculares: A uva também previne e retarda a degeneração macular, isso porque seus agentes antioxidantes favorecem a circulação sanguínea nos vasinhos dos olhos. Catarata, perda de visão e a deterioração da retina podem ser evitados com o consumo da fruta.