Vitamina K: O nutriente ideal para o seu metabolismo!

Pouco conhecida e encontrada em relação aos outros componentes dos complexos vitamínicos, a vitamina K também é um nutriente essencial para nossa vida. Presentes em pequenas quantidades nos alimentos, eles têm a função de auxiliar em diversas reações metabólicas do nosso organismo.
Pouco conhecida e encontrada em relação aos outros componentes dos complexos vitamínicos, a vitamina K também é um nutriente essencial para nossa vida. Presentes em pequenas quantidades nos alimentos, eles têm a função de auxiliar em diversas reações metabólicas do nosso organismo.
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Pouco conhecida e encontrada em relação aos outros componentes dos complexos vitamínicos, a vitamina K também é um nutriente de essencial importância para seguirmos os padrões do mandamento de uma alimentação saudável. Substâncias orgânicas presentes em pequenas quantidades nos alimentos, eles têm a função de auxiliar em diversas reações metabólicas controladas por enzimas e coenzimas.

De acordo com a nutricionista Juliana Rocha, a vitamina K (lipossolúvel) desempenha função na coagulação sanguínea (fator anti-hemorrágico). Ela explica que existem três tipos desse nutriente:

- Vitamina K1 (filoquinona): Forma natural encontrada em hortaliças e óleos vegetais.

- Vitamina K2 (menaquinonas): Forma natural sintetizada por bactérias da flora intestinal.

- Vitamina K3 (menadiona): É um composto sintético que pode ser convertido em K2 no trato intestinal.

Qual a importância da vitamina K?

A vitamina K tem como principais funções controlar a coagulação sanguínea impedindo a hemorragia (perda sanguínea) e a manutenção da saúde óssea. "Diversos fatores protegem os adultos da deficiência de vitamina K, como: a distribuição ampla de vitamina K nos alimentos, o ciclo endógeno da vitamina e a própria flora intestinal, mas, quando deficientes, os sintomas comuns são sangramentos (hemorragia), manchas escuras na pele (equimoses), sangue nas fezes (melena) e na urina (hematúria), e até mesmo, osteoporose. Fique atento!", destaca Juliana.

Alimentos fontes de Vitamina K

Segundo Juliana, as melhores fontes são as folhas verde-escuras (brócolis, couve de Bruxelas, repolho, espinafre, agrião, alface e salsa). Óleos, como de canola e de soja, além de fígado bovino e de frango também são boas fontes desta vitamina.

Não confunda Vitamina K com Potássio (K)!

Por causa da letra "K", que caracteriza o mineral potássio na tabela periódica, há confusões quanto os dois elementos e suas funções, contudo, um não tem nada a ver com o outro. "Não existe nenhuma relação entre a Vitamina K e o Potássio. A confusão que existe entre estes compostos acontece em razão da representação química do mineral potássio ser a letra "K"", enfatiza a nutricionista.

Informações adicionais sobre a vitamina K

Conforme explica a Dra. Juliana, independentemente da dose consumida, 20% da vitamina K são excretadas pela urina em três dias, enquanto 40 e 50% pelas fezes. Esse catabolismo mostra a rápida depleção das reservas hepáticas em pessoas com dieta pobre em vitamina K e demonstra a importância do consumo regular desta vitamina.

Pessoas em uso de medicações anticoagulantes (ex: varfarina) devem ter cuidado ao consumir os alimentos fontes de vitamina K para que não haja oposição ao efeito produzido pelo medicamento.

"A dosagem da medicação deve ser programada considerando a quantidade de vitamina K presente nos alimentos que serão consumidos. Na maioria das vezes, a recomendação é a retirada dos alimentos fontes de vitamina K da dieta ou então a regularidade no consumo dos mesmos, pois assim a dose da medicação poderá ser ajustada a quantidade de vitamina K usualmente consumida. É importante que sempre sejam informados os medicamentos em uso nas consultas médicas/nutricionais que forem realizadas", ressalta Juliana, diretora técnica do Centro de Nutrição Vida e Saúde .

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