Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 07/09/2016

Vinagre de maçã: Descubra os poderes nutricionais desse ingrediente para a saúde

Seja em saladas, carnes, peixes ou em conservas, o vinagre é sempre bem-vindo nos nossos pratos. Ele traz sabor e personalidade às refeições, além de ser extremamente saudável e benéfico para o nosso organismo. E, dentre os mais diversos tipos do alimento, dos mais populares e aproveitados na culinária é o vinagre de maçã, por ser menos ácido e suas vantagens irem muito além do gosto. Confira!

Todos os vinagres, sejam eles de maçã, de vinho tinto ou branco e balsâmico possuem propriedades antioxidantes, os que são preparados a partir da fermentação de frutas, combatendo as ações dos radicais livres e garantindo um envelhecimentos saudável. Segundo a nutricionista Giovana Morbi, os vinagres possuem baixo teor calórico e podem ajudar a tratar alguns problemas de saúde:

“Durante séculos o vinagre tem sido utilizado na cozinha e para outros fins domésticos, mas o que muitos não sabem é que ele também pode ajudar a tratar problemas de saúde. Há tempos que seus efeitos na saúde são estudados, eles vão desde a perda de peso até a melhora dos níveis de açúcar no sangue e controle do colesterol”, explica a nutricionista que destacou as vantagens de acrescer o vinagre de maçã no seu dia a dia. Confira:

Veja os benefícios do vinagre de maçã

– Protege o corpo de bactérias ruins: É capaz de matar micróbios patogênicos, incluindo bactérias maléficas ao nosso organismo. Por outro lado, o vinagre de maçã não pasteurizado e orgânico é rico em bactérias boas. Não sabemos até que ponto esses microrganismos sobrevivem no estômago e chegam vivos até o intestino, mas quanto mais consumirmos fontes dessas boas bactérias (os “probióticos” naturais), maiores as chances de tê-las no intestino e assim, melhorar a saúde.

Reduz níveis de açúcar no sangue: A maior parte dos estudos relacionados ao vinagre de maçã tem ligação com a diabetes tipo 2. Nessa condição o paciente ainda produz insulina, porém já não faz mais efeito, quadro conhecido como resistência a insulina. O vinagre de maçã melhora a sensibilidade a insulina, além de reduzir a absorção dos carboidratos da refeição, o que beneficia não só os diabéticos como pessoas que precisam perder peso.

– Reduz o colesterol e diminui risco de desenvolver doenças cardíacas: As substâncias presentes no vinagre de maçã possuem a capacidade de proteger as partículas de colesterol LDL. Dessa forma, evitam que essas partículas entupam os vasos sanguíneos e te protegem de doenças cardíacas. Outro ponto a favor do vinagre nesse sentido é que alguns estudos mostram a ação desse alimento na redução da pressão arterial, o que também prevenirá o aparecimento de doenças cardíacas.

– Ajuda na perda de peso: A ação do vinagre nos níveis de açúcar no sangue te proporcionará sensação de saciedade e reduzirá desejos fora de hora por comida. Usar o vinagre de maçã no tempero da salada ajudará no processo de digestão e ainda reduzirá a absorção de carboidratos e gorduras, o que será muito interessante para você que está passando pelo processo da perda de peso.

Os benefícios dos demais vinagres

– Vinagre de vinho tinto ou branco: Estimula a digestão e previne as doenças cardiovasculares, além de serem ótimos para temperos de saladas. Feito a partir de vinhos que não estão propícios para consumo, alguns desses vinagres podem ser bem ácidos.

– Vinagre balsâmico: Também conhecido como aceto balsâmico, é escuro e possui um sabor agridoce. Atua na prevenção dos radicais livres e é utilizado para tempero de saladas e legumes.

– Vinagre de arroz: Possui sabor suave e é eficaz no controle de açúcar no sangue, possui ação antibacteriana e auxilia na perda de peso. É utilizado na culinária oriental, como no sushi, por exemplo.

– Vinagre de álcool: Utilizado nas conservas, o vinagre de álcool é o mais marcante. Possui um alto teor de álcool, é preparado com base de cana-de-açúcar.