Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vegetais roxos: Cebola, beterraba, repolho, berinjela… Conheça seus benefícios
Guia Culinário 18/04/2017

Vegetais roxos: Cebola, beterraba, repolho, berinjela… Conheça seus benefícios

Você sabe qual é a importância dos vegetais roxos para a nossa alimentação saudável? Presença imprescindível na lista de ingredientes naturais essenciais para a nossa vida, esse grupo alimentar é fonte de importantes nutrientes que regulam e ajudam as principais funções do organismo. Facilmente encontrados nas feiras e supermercados, eles também ajudam a preencher o nosso plano alimentar, colorindo pratos e equilibrando os cardápios do dia a dia.

De acordo com a nutricionista Tamara Castro, a importância dos vegetais, independente de suas cores, é essencial para um boa alimentação, sadia e nutritiva, e, se tratando do grupo roxo desses alimentos, eles podem ser consumidos normalmente, sem maiores restrições:

“A ingestão destes vegetais roxos pode ser diária e, a princípio, não existem restrições quanto ao consumo. Lembrando sempre que a individualidade bioquímica de cada um deve ser levada em consideração e um nutricionista poderá ajudar em relação a isto”, enfatiza a profissional, ressaltando também a maior conscientização das pessoas, a cada ano, em relação às demandas alimentares corretas e saudáveis:

“As pessoas estão mais abertas a descobrirem e provarem novos sabores, cores e texturas. Desta forma, os vegetais de coloração arroxeada vêm ganhando destaque neste contexto. E, particularmente no ano de 2017, o conceito de “Comida de Verdade” aparece muito forte na mídia e redes sociais. Logo, a população está se dando conta, cada vez mais, de que a saúde começa pelo que comemos”, explica a profissional destacando a importância desses alimentos. Confira!

Vegetais roxos: 5 alimentos e os seus benefícios

1 – Repolho roxo: Fonte de vitaminas A, C, K, E e do complexo B, o repolho roxo atua favorecendo a perda de peso de forma saudável, previne o envelhecimento precoce das células, melhora a saúde ocular e torna o nosso sistema imunológico forte e saudável, prevenindo contra gripes e resfriados. O repolho pode ser consumido em sua forma natural, através de ensopadinhos, cozidos e saladas.

2 – Berinjela: Rica em fibras alimentares, a berinjela merece um espaço especial no nosso dia a dia. Fonte de nutrientes grandioso, como o potássio, magnésio e o cálcio, por exemplo, o vegetal é essencial para prevenção do câncer, para fortalecer o sistema cardiovascular e tornar o coração saudável, além de tornar o cérebro ativo, melhorando o nosso humor, memória e até a capacidade de concentração.

3 – Cebola roxa: Versátil e muito saborosa, esse alimento faz parte de diversas composições, desde as mais simples até as mais complexas. Muito utilizada como tempero e também em saladas, a cebola roxa é responsável por combater as doenças cardiovasculares, diminuir os níveis de colesterol, favorece a saúde da pele e dos cabelos, além de fazer bem ao cérebro, prevenindo o Mal de Alzheimer e a demência. É rica em cálcio, zinco, ferro, potássio e cálcio.

4 – Batata doce roxa: Figurinha carimbada na alimentação de quem deseja ganhar massa muscular e segue um plano alimentar fitness, a batata doce é fonte de proteínas, fibras, carboidratos e minerais como ferro potássio e magnésio. É ideal para quem deseja aumentar os níveis de energia (antes e depois da prática de atividade física) e ainda torna o nosso sistema digestivo mais saudável e funcionando da maneira correta. Pode ser consumida cozida, em saladas ou em forma de purê.

5 – Beterraba: Conhecida pela sua coloração viva, a beterraba, seja crua ou cozida, o alimento é sempre muito bem-vindo ao nosso prato. Fonte de ferro, potássio e magnésio, o vegetal é importante para combater o câncer, ajuda no bom funcionamento do fígado e previne a anemia.

Vegetais roxos têm poderes antioxidantes!

Segundo Tamara Castro, os vegetais roxos são ricos em uma substância chamada antocianina, um pigmento vegetal que fornece essa coloração aos alimentos e que, além disso, possui ações antioxidantes em nosso organismo. Ela explica como essas substâncias agem em defesa e no fortalecimento do corpo:

“As antocianinas têm um alto potencial antioxidante combatendo os radicais livres do nosso organismo e possuem ainda função anti-inflamatória. E por isso, estes compostos exercem atividades biológicas sobre a nossa saúde, como, a prevenção de doenças crônicas, dentre elas o câncer, as doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, aterosclerose e o diabetes. Além disso, possuem também função antimicrobiana e anti-trombótica”, finaliza a especialista.

*Tamara Castro (CRN: 12101120) é nutricionista e disponibiliza sua página no Facebook e no Instagram para contato e outras informações.