Os tipos de maçãs e os benefícios para o corpo

Os nutrientes da maçã ajudam a combater o envelhecimento precoce e os radicais livres
Os nutrientes da maçã ajudam a combater o envelhecimento precoce e os radicais livres
Anete Mecenas

Consultor:

Anete Mecenas

Doutora em Bioquímica pela UFRJ, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ e especialista em Nutrigenômica na prática clínica e esportiva. É coordenadora, docente e pesquisadora do curso de Nutrição da UNESA.

O consumo de frutas é extremamente essencial para manter o corpo funcionando adequadamente. Dentre elas, a maçã é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, muito pratica para levar na bolsa. Há pelo menos quatro tipos bem comuns disponíveis no mercado, como a Gala, Argentina, Verde e Fuji. A nutricionista Anete Mecenas, especialista em alimentos funcionais, nutrição esportiva e nutrigenômica, fala sobre sobre seus benefícios e tipos.

"A sua polpa é rica em uma fibra solúvel conhecida como pectina que ajuda na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares . Outro benefício da maçã é o fato dela ter antioxidantes. Esses nutrientes ajudam a combater o envelhecimento precoce e os radicais livres. A casca dessa fruta também é benéfica para a saúde. Nela tem uma grande quantidade de fibras insolúveis que contribuem para o bom funcionamento do intestino", ressalta.

Confira alguns tipos de maçãs e seus benefícios

Gala: Apresenta coloração avermelhada a polpa é macia e rica em açúcares. Rica em quercetina (flavonóide natural que possui propriedades farmacológicas, tais como Antiinflamatória, anticarcinogênica e antiviral). Apresenta a desvantagem de ser menos resistente ao armazenamento. Calorias: 63 kcal

Red ou Argentina: Possuem coloração avermelhada brilhante. Apresenta um sabor doce e de fácil digestão. Desvantagens: Polpa pouca suculenta e textura farinhenta. Calorias: 65 kcal

Verde: Tem coloração verde, polpa crocante e suculenta. Rica em clorofila é a mais indicada para acompanhar pratos salgados. Calorias: 65 kcal

Fuji: Possui coloração avermelhada sobre o fundo verde. Polpa mais crocante e suculenta. Indicada para pratos doces. Calorias: 56 kcal.

De preferência aos alimentos orgânicos

Livre da ação de pesticidas e agrotóxicos, os alimentos orgânicos potencializam ainda mais os seus nutrientes e sabores. Por isso é de suma importância ver sempre a procedência do alimento que você está levando para a sua casa!

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