
Consultor:
Mariana Benitez Massari
Mariana Benitez Massari (CRP 05/45928) é formada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduada em Neuropsicologia pela UNIARA e especialista em terapia cognitivo-comportamental
Ah, o beijo... Nada é mais gostoso do que sentir um beijo apaixonado, com aquela vontade que aflora a libido e arrepia a pele só de imaginar. Mas, sabia que além de prazeroso, o ato de beijar é extremamente importante para a saúde? Entenda como o nosso corpo reage positivamente quando estamos beijando e prepare o seu melhor beijo para a chegada do dia dos namorados!
Existem beijos de todos os tipos: românticos, molhados, apaixonados, carinhosos, envolventes... Na verdade, isso não importa. O que vale é que todos eles são prazerosos e trazem muitos benefÃcios aos que praticam. Cientificamente comprovado, isso acontece porque, durante a ação, o cérebro libera as chamadas "substâncias do bem" (serotonina, dopamina e oxitocina), que nos proporcionam bem-estar fÃsico e emocional. Segundo a psicóloga Mariana Massari, o beijo aproxima sensações de afeição ao ser humano:
"A sensação de ser amado, gostado, valorizado; a segurança no relacionamento; a paixão; aquele gesto que demonstra exatamente o que você sente por aquela pessoa. É uma declaração em gestos. O beijo em um relacionamento maduro passa a segurança do vÃnculo, até porque muitos casais diminuem a frequência dos beijos apaixonados com o passar o tempo, então quando acontecem, são mais cheios de simbolismo, de paixão", analisa a profissional.
Quais são os benefÃcios do beijo para a saúde?
Relaxa e alegra: Durante o beijo, o nÃvel de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse, diminui consideravelmente, enquanto aumenta a quantidade de endorfina e oxitocina, que são relacionados ao prazer e bem-estar, tornando o beijo um antidepressivo e relaxante.
Movimenta os músculos: Beijar também é um ótimo exercÃcio! Durante ato, cerca de 29 músculos são movimentados constantemente, trabalhamos cinco nervos e eliminamos de 12 a 18 calorias!
Oxigenação do sangue: Sabe aqueles beijos de tirar o fôlego que deixam até o coração acelerado? Então, durante o aumento dos batimentos cardÃacos, melhora-se a oxigenação do sangue, prevenindo problemas cardiovasculares.
Reduz crises alérgicas: Na hora do beijo, produzimo a histamina, responsável pelo alÃvio de coriza, espirros e secreções.
Previne doenças dentárias: Estimula a produção de saliva, que pode limpar as bactérias nocivas presentes na boca, e ainda reduz o acúmulo de placas bacterianas, diminuindo a possibilidade de cáries.